Os policiais do Grupo Especial de Segurança na Fronteira (Gefron) apreenderam mais de meia tonelada de drogas na fronteira com a Bolívia entre os dias 1º de janeiro e 20 de fevereiro deste ano.
Somente em uma das ações, que ocorreu no dia 25 de janeiro, profissionais do Grupamento e da Polícia Federal (PF) apreenderam 450 quilos de cocaína pura (cloridrato), no distrito de Alto do Juruena, em Campos de Júlio, a 692 km de Cuiabá. A droga estava escondida na carroceria de um caminhão dentro de uma propriedade rural, que fica próxima a uma pista de pouso clandestina. Seis pessoas foram presas. A carga está avaliada em R$ 7 milhões e tinha como destino a Europa.
Além da droga, foram apreendidos também um caminhão semirreboque, uma caminhonete e um carro. Ainda em 2019, o Gefron cumpriu quatro prisões por mandado judicial, apreendeu quatro armas e 134 munições.
Criado em 13 de março de 2002, o Gefron desempenha atividades de combate a crimes como tráfico de drogas, contrabando e descaminho de bens e valores, evasão de divisas e roubos de veículos. Os policiais realizam patrulhamentos pelas rodovias, estradas vicinais, operações, barreiras fixas e volantes.
São três postos de fiscalização: Matão (no município de Pontes e Lacerda), Vila Cardoso (em Porto Esperidião), Avião Caído (em Cáceres), além da base do grupamento, em Porto Esperidião.