Quatorze integrantes de uma organização criminosa investigada em roubos e furtos ocorridos em chácaras e empresas, em Várzea Grande, região metropolitana de Cuiabá, foram presos nesta quarta-feira (27) na Operação Maktub, realizada pela Polícia Civil de Mato Grosso.
Segundo a polícia, o grupo é investigado por assaltos cometidos em frigoríficos e lojas de eletrodomésticos. Maktub é uma expressão árabe que significa 'já estava escrito.'
Todos os suspeitos têm passagens por roubos, furtos e receptação. Cinco deles também respondem por homicídio.
De acordo com a Polícia Ciivl, um dos presos é Geovan Santana da Silva, que teve o mandado cumprido em chácara na região do Bandeira em Cuiabá. Conforme a investigação, Geovan integra a quadrilha que praticou roubos a chácaras na região da Passagem da Conceição.
Um desses assaltos ocorreu na madrugada do dia 22 de agosto de 2018. Naquele dia, a quadrilha invadiu uma chácara e rendeu moradores.
As vítimas afirmaram que Geovan era um dos mais violentos. Segundo elas, o criminoso mantinha a arma apontada na cabeça e o tempo todo ameaçava atirar. Em dado momento pegou uma faca e ameaçou de cortar as mãos e as pernas das vítimas.
Outro investigado, Donato Silva Nascimento, teve a prisão decretadas pelo roubo ocorrido em frigorífico de Várzea Grande. Na ocasião, ele e mais dois assaltantes invadiram o local no dia do pagamento dos funcionários, renderam todos levaram cerca de R$ 80 mil.
Ele também é investigado por ser um dos autores da tentativa de chacina ocorrida no bairro Jardim Imperador, em outubro de 2018, onde duas pessoas foram mortas e outras duas feridas.