O rádio e a televisão são os meios de comunicação com maior grau de confiança dos brasileiros e, no combate às notícias falsas, esses veículos saem na frente. De acordo com a pesquisa “XP com a População”, realizada em março pela XP Investimentos, uma das maiores corretoras de valores independentes do país, 64% dos entrevistados acreditam na maioria das notícias veiculadas na TV e 61% confiam nas informações veiculadas pelo rádio.
As redes sociais Facebook, WhatsApp, Twitter e Instagram são as fontes menos confiáveis de informação: apenas entre 11% e 17% da população declararam acreditar que a maior parte das informações transmitidas nessas redes são verdadeiras.
Combate às notícias falsas
A disseminação de notícias falsas é uma preocupação dos veículos de comunicação brasileiros e o serviço de checagem vem sendo adotado por vários deles. Para a ABERT, o jornalismo profissional, exercido com independência e pluralidade, cumpre um papel essencial para enfrentar a disseminação de notícias falsas divulgadas pela internet, pelo compromisso com a responsabilidade.
Em campanha lançada pela ABERT, ANJ, ANER e UNESCO, um vídeo alerta para a importância de combater a veiculação das chamadas fake news (acesse aqui).
*O Grupo Amplitude de Comunicação se faz presente em grande parte das Regiões Norte e Noroeste de Mato Grosso, com as seguintes emissoras: Em Guarantã do Norte, AMPLITUDE TV/RECORD, em Juína, RECORD TV/JUÍNA e em Juara, RECORD TV/JUARA e ainda em Juara, RADIO AMPLITUDE FM 88,7 que proporcionam um leque enorme de opções para a classe empresarial colocar o seu produto para o público consumidor, uma equipe de comunicadores que levam as emissoras do grupo ao primeiro lugar na audiência e uma equipe de 'JORNALISMO COM RESPEITO AO CIDADÃO', bordão usado há anos pelo Jornalista Paulo Becker que levam diariamente as informações regionais a um público cada vez mais exigente.
Veja vídeo: