O jovem Felipe da Silva Carvalho, de 19 anos, está internado no setor de psiquiatria do Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco (Huerb) para tratamento após ter tido um surto psicótico ao ir a uma missão do Exército, onde tinha sido recrutado há poucos dias.
O rapaz se alistou no início do mês e foi levado a uma missão mas, em menos de dez dias, voltou para casa já com o quadro de surto psicótico.
O pai do soldado, o funcionário público Gilson Rocha, registrou um boletim de ocorrência e exigiu explicações do 7° Batalhão de Engenharia de Construção (7° BEC).
O Exército confirmou que o jovem deu entrada como soldado no dia 1º de março e, com menos de uma semana de atividades começou a apresentar alterações no comportamento. O pai questionou o motivo do filho ter sido deixado no emprego da mãe, em Rio Branco, sem falar e sem responder ao estímulo.
E nota, o tenente-coronel Flávio Prado, comandante do 7º BEC disse que todo o apoio está sendo dado, tano a Felipe, como à família.
“Nossa organização militar não tem medido esforços em prestar o devido apoio ao recém-incorporado soldado Silva Carvalho e sua família e, independentemente da possibilidade de preexistência ou não de algum problema de saúde, reafirmamos o compromisso de respeito e valorização do cidadão em formação militar, permanecendo sempre disponível na manutenção do apoio e suporte necessários”, destaca o informativo.
O jovem chegou a ser atendido emergencialmente por três vezes, no Hospital de Saúde Mental do Acre (Hosmac), onde foi diagnosticado em surto psicótico. Agora, segundo a família, ele continua o tratamento no setor de psiquiatria do Huerb, mas tem apresentado melhoras.
“Está evoluindo e os militares agora estão dando a assistência necessária. O quadro dele fica oscilando, inclusive, chegou a receber visita de amigos antes de ser internado. Tem momentos que parece que não aconteceu nada”, explica o pai.
Rocha contou que um militar fica acompanhando o recruta na internação. Ele e a ex-mulher, mãe do soldado, também se revezam para acompanhar o jovem. A família disse ainda que o Exército está prestando assistência e deixou uma ambulância à disposição.
Na primeira nota, o Exército diz que o soldado foi encaminhado ao Hosmac assim que apresentou as alterações de saúde.