No último dia 23, a equipe médica de Ortopedia realizou uma cirurgia de prótese total de joelho no hospital e Maternidade São Lucas em Juara, sendo essa a segunda de prótese na unidade hospitalar, pois em 2018 uma cirurgia de prótese de quadril foi realizada.
O Hospital São Lucas passa por modernização no entendimento, com a chegada de novos médicos e novos investimentos estão em andamento.
A equipe de ortopedista do HL está facilitando a vida de muitos pacientes, que tinham que se deslocar para outras cidades e depois fazerem retornos constantes para o pós cirúrgico. Um custo alto e desgastante para o pacientes.
O médico ortopedista responsável pela cirurgia Dr Ricardo Almeida, explicou, que a cirurgia de Artroplastia total do joelho, corresponde ao que popularmente é conhecido por prótese de joelho, que é substituição de todas as estruturas do joelho o que são danificadas pela doença da artrose.
O médico explicou ainda, que as próteses normalmente são indicadas para pessoas que sofrem de algum desgaste do joelho ou dos quadris e que estejam em estágio avançado, quando os tratamentos clínicos não surtiram efeitos. Também está indicada, para pessoas que sofreram algum tipo de sequela, devido a fraturas em outras ocasiões anteriores e que tenham danificado de forma grave os quadris ou joelhos.
Em Julho de 2018 a equipe realizou a primeira cirurgia de colocação de prótese total no quadril, também por motivo de artrose no Hospital São Lucas de Juara, explicou.
O principal motivo do aumento dessas indicações, envelhecimento natural da população juntamente com as melhorias de acesso à saúde, traz como consequência uma melhor expectativa de vida e por isso a proporção de idosos da nossa população tende a aumentar constantemente. “A cirurgia de artroplastia do joelho e do quadril são atualmente no mundo todo, uma das mais frequentemente realizadas e em cidades maiores do nosso Estado e essa opção de tratamento, que é comum nos grandes centros, agora também na região do Vale do Arinos”, disse.
Aqui na região do Vale do Arinos, apesar de existirem muitos pacientes que necessitam a cirurgia ainda não havia sido realizada, uma vez que o sistema único de saúde (SUS) ainda não disponibiliza esse procedimento (cirurgia de grande porte e de alto custo).
Atualmente esses custos têm se tornado mais acessíveis à população (variação do dólar) e a estrutura hospitalar do Hospital São Lucas vem se adequando às necessidades de um procedimento de grande porte, o que permitiu a realização do procedimento, concluiu Dr Ricardo Almeida.