Na manhã desta quarta-feira (3), durante uma hora de chuva que caiu em Cuiabá, a Defesa Civil registrou o volume de 65 milímetros. Isso significa mais da metade da média esperada para todos mês de abril, que é de 177,8 mm. O temporal alagou as principais vias da capital e causou transtornos aos motoristas e pedestres. Foram mais de 15 ocorrências registradas, no entanto, não houve nenhum acidente de trânsito.
Segundo o diretor da Defesa Civil de Cuiabá, coronel Paulo Wolkmer, na primeira hora de chuva, foram registrados 65 mm de precipitação, o que é considerado um volume de intensidade muito forte. A norma climatológica esperada para todo o mês de abril é de 117,8 mm.
“É uma chuva com característica de muito forte intensidade. Apenas na primeira hora, registrou 65 mm de chuva. A partir da segunda hora, está sendo registrado de 8 a 15 mm. E, o pior, continua chovendo e com perspectiva de chover o dia todo. Então, somente hoje devemos ter uma chuva acima de 85 mm, o que será confirmado amanhã. Trata-se de uma chuva muito atípica em Cuiabá”, afirmou Wolkmer.
Mais de 15 ocorrências foram registradas pela Defesa Civil somente pela manhã. Em casos de chuva com forte intensidade, as consequências são: alagamentos, inundação e enxurradas.
Para a população que reside em área de risco, próxima a córregos e Áreas de Preservação Permanente (APP), é importante colocar seus pertences em locais elevados, documentos pessoais em sacos plástico para evitar que molhe. “Dependendo da localidade, é recomendada a desocupação dessas casas, ir para a casa de um vizinho, parente, amigos, ou seja, locais que estão mais seguros”, recomendou o responsável pela Defesa Civil Municipal.
Já a comunidade que está no centro da cidade, e precisa atravessar ruas, em casos de alagamento e enxurradas, é fundamental buscar locais abrigados, como de alvenaria. “É importante evitar atravessar ruas sob enxurradas. E pontos de alagamento, onde não se consegue enxergar onde vai passar, pode ter buracos, e a pessoa pode cair e se machucar. Em casos de descargas atmosféricas, o carro é um local seguro, caso esteja seco por dentro”.
A população pode entrar em contato com a Defesa Civil pelo telefone: 65 3623-9633. A Prefeitura de Cuiabá está em alerta para qualquer emergência no período e após a chuva.