As obras do Complexo da Salgadeira deverão ser entregues até abril de 2018. A informação foi divulgada nesta segunda-feira (11) pelo governo. O serviço iniciou em 2012 como parte da matriz de obras para a Copa do Mundo, no entanto, a execução ficou emperrada por irregularidades.
O complexo terá área de banho, estacionamento para carros e ônibus, restaurante, loja de souvenirs, trilhas, quadra poliesportiva, playground e um centro ambiental que contará a história das Chapadas do Brasil. Neste domingo (10), o governador Pedro Taques, junto aos secretários Luiz Carlos Nigro, de Turismo, e Wilson Santos, de Cidades, vistoriaram o local.
O projeto, que é de 2012, teve o preço repactuado por conta de erros graves, como uma fossa de esgoto que transportaria todo o dejeto para dentro do rio, como explicou o governador Pedro Taques.
“O valor do projeto ao todo é de R$ 13 milhões, recurso do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para investimento no turismo. Nós mudamos o projeto, por isso que o valor aumentou. Assinamos um Termo de Ajustamento de Conduta com o Ministério Público e a obra será entregue a população até final de abril. Eu defendo que o cidadão possa visitar e usar o local para banho, como sempre ocorreu na historia de Chapada”, disse.
Uma nova licitação será realizada em janeiro de 2018 para tratar da gestão compartilhada do Estado com o setor privado, visando a manutenção e segurança do complexo, como destacou o secretario de Turismo, Luiz Carlos Nigro.
O projeto da Salgadeira foi pensado para o público com dificuldade de locomoção e para a segurança dos turistas, como explica o secretário Wilson Santos.
“Além da acessibilidade, o projeto conta também com uma rede coletora para o tratamento de esgoto, entrada única para melhorar o controle, instalação de câmeras e um centro de referencia para anteder animais atropelados. Tudo aqui está sendo remodelado para que possamos voltar a um dos pontos mais visitados e agradáveis do estado, com águas de excelente qualidade, cristalina e temperatura muito boa. A salgadeira logo, logo vai ser devolvida a população”.