O promotor de Justiça Roberto Aparecido Turin, do Ministério Público de Mato Grosso (MPE), instaurou inquérito civil para investigar suposto ato de improbidade na administração do Parque Tia Nair, em Cuiabá. O ato tem como base problemas estruturais apresentados. O objetivo é descobrir se há dilapidação do bem público.
Conforme portaria assinada no dia 12 de abril, notícia de fato enviada de forma eletrônica ao MPE descreveu falta de água nos bebedouros e banheiros.
A reportagem do Olhar Direto esteve no local e constatou problemas estruturais aguardando reparos. Além de falhas nos banheiros, problemas na área do mirante, no pedalinho e na pista de caminhada foram flagrados (veja aqui fotos e mais informações).
O local atualmente é administrado pela empresa cuiabana ZF Xperience. A notificação, no entanto, foi feita somente à Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo requisitando informações quantos às providências adotadas para sanar irregularidades na área de lazer.
Logo que resposta for encaminhada pelo Poder Executivo, haverá decisão sobre o futuro do inquérito.
O parque
Inaugurado em dezembro de 2015, a área de 20 hectares chega a receber diariamente cerca de 5 mil pessoas. Fruto de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) do Ministério Público, através da Promotoria de Justiça do Meio Ambiente, o parque possui uma ampla área com lago, playground, academia ao ar livre, pista de caminhada, tirolesa e pedalinho.