Um encontro para falar sobre ciência na mesa do bar chega a Cuiabá pela primeira vez no final deste mês de maio. ‘Pint of Science Festival’ acontece na fábrica da Louvada e no Ditado Popular, entre os dias 20 e 22, e traz temas de diferentes áreas para uma discussão descontraída.
De acordo com o site do evento, “A ideia surgiu depois que dois pesquisadores do Imperial College London, Michael Motskin e Praveen Paul, organizaram um evento chamado Encontro com Pesquisadores, em 2012. Nesse encontro, pessoas com Alzheimer, Parkinson, doenças neuromusculares e esclerose múltipla foram convidadas para conhecer os laboratórios dos cientistas e ver de perto o tipo de pesquisa que realizavam”.
Depois deste primeiro encontro, os pesquisadores investiram em uma forma de levar a ciência para fora das universidades e institutos de pesquisa, e em maio de 2013 nasceu o ‘Pint of Science’.
Neste ano de 2019, vinte e quatro países ao redor do mundo receberão suas edições. No Brasil, serão 87 cidades, incluindo Cuiabá. Os coordenadores e cientistas participantes do festival não recebem remuneração, já que a ideia é compartilhar e debater o conhecimento de forma voluntária, e os bares e restaurantes que cedem seu espaço não cobram entrada. O público paga apenas o que consumir.
O ‘pint’, que dá nome ao festival, é um copo de cerveja tradicional dos Estados Unidos e da Europa. A capacidade varia de acordo com o país, sendo o da Inglaterra de 568 mL, e o dos EUA de 463mL.
Programação cuiabana
As palestras em Cuiabá serão sobre os mais variados temas, desde alergia ao glúten até a importância da memória, relatividade, números primos, fake news, tecnologia indígena, turismo como ferramenta para conservação de grandes felinos na América do Sul, hipertensão e mais. Todos os dias haverá palestras diferentes tanto na fábrica da Louvada quanto no Ditado Popular. Confira:
Segunda-feira, 20 de maio
Louvada
Fibonacci mora ao lado (matemática no cotidiano)
Dr. Marcio Andrade Batista (Professor - UFMT( Barra do Garças). Graduado em Engenharia Química pela Escola de Engenharia Química de Lorena - USP. Mestre em Engenharia Química pela UFU. Doutor em Engenharia mecânica pela UFU. Desenvolveu trabalhos na área de processos biotecnológicos e bicombustíveis (Biomassa). Possui MBA em Finanças e Estratégias Empresariais pela UFU. Ganhador do Prêmio Santander de Empreendedorismo em 2006, na categoria Indústria)
Brincando nos campos da Memória
Dra. Thaís Leão Vieira (Professora adjunta do Departamento e do Programa de Pós-graduação em História da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Doutorado (2011) em História pela Universidade Federal de Uberlândia. Atualmente é coordenadora do grupo de pesquisa GEPEHLC (UFMT). Autora de "Allegro Ma Non Troppo: ambiguidades do riso na dramaturgia de Oduvaldo Vianna Filho" (São Paulo: Ed. Verona, 2014 e-book). Atualmente é editora-chefe da Revista Territórios & Fronteiras (PPGHis-UFMT).
Vivemos uma era dos big data, realidades aumentadas, inteligência artificial e todas essas questões que parecem ter saído de uma série distópica como Black Mirror. A noção acelerada noção do tempo nos fez viver a doença do curto prazo. Qual a responsabilidade dos historiadores nesse tempo? Para onde se orienta o historiador numa realidade com muita informação, mas que parecem não fazer sentido em escala temporal duradoura? Terão os historiadores o que dizer numa sociedade carente de pensamento de longo prazo? Assim, o debate gira em torno das conexões entre o passado, presente e futuro.
Relatividade Geral: uma Centenária de sucesso
Dr. Alesandro Ferreira dos Santos (Possui graduação em licenciatura em Física pela UFMT (2004), mestrado em Física pela UFMT (2007), doutorado em Física pela UFPB (2010) e pós-doutorado em Física na University of Victoria – Canadá (2016). Atualmente é professor Associado no Instituto de Física da UFMT. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Gravitação e Teoria Quântica de Campos.)
Nesta palestra iremos abordar o sucesso da teoria da relatividade geral, desenvolvido por Albert Einstein a mais de cem anos atrás. Esta teoria passou por diversos testes onde a sua autenticidade foi primorosamente verificada. Seja para o mundo científico, seja para a população em geral, a relatividade geral e seus resultados nos levam aos temas mais instigantes e atuais. Portanto, a ideia principal é discutir a elegância, a forma , e os resultados dessa Senhora Centenária
Ditado Popular
Exercicio físico regular como prevenção e tratamento não farmacológico do câncer: atualidades
Dr. Fabrício Azevedo Voltarelli (Doutor em Ciências da Motricidade pela UNESP/Campus Rio Claro. Docente do Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde (Faculdade de Medicina) da UFMT bem como Pesquisador/Parceiro do Hospital de Câncer de Mato Grosso (HCan/MT).
Um robusto volume de evidências científicas suporta que o exercício físico é uma terapia segura e eficaz na rotina oncológica, contudo, permanece negligenciado. A aderência a um programa de exercícios físicos, juntamente ao tratamento farmacológico, pode auxiliar no diagnóstico das limitações funcionais precoces do paciente e, ainda, propor estratégias de intervenção nas fases hospitalar e domiciliar do tratamento
Você sabe sobre cerveja, mas o que sua cerveja sabe sobre você? Big Data e Inteligência Artificial.
Dr. Josiel Maimone de Figueiredo (é Professor Associado do Instituto de Computação da Universidade Federal de Mato Grosso (IC-UFMT), onde atua no Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação (PROFNIT). Também é credenciado no Programa de Pós-Graduação em Física Ambiental do Instituto de Física da UFMT. Desenvolve pesquisas na área de Ciência da Computação, com ênfase em banco de dados, tratamento de dados ambientais, dados semi-estruturados, dados textuais, big data e software livre.)
Dra. Andreia Gentil Bonfante (possui graduação em Bacharelado em Ciências de Computação pela Universidade Estadual de Londrina, mestrado e Doutorado em Ciências da Computação e Matemática Computacional pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professor/pesquisador da UFMT, Campus de Cuiabá. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Inteligência Artificial).
Um copo de cerveja gelada é a melhor representação do mundo da informação que vivemos. A epopéia do lúpulo para chegar ao copo é contada pelas informações geradas da produção ao consumo. Tendo como cenário a discussão de como a cerveja reconhece seu público e pode escolher quem irá apreciá-la, nesta palestra percorreremos os benefícios da combinação da inteligência artificial e do bigdata na geração de potencial estratégico nas empresas, produzindo mapeamentos do comportamento do consumidor e dos movimentos do mercado para serem utilizados no marketing, nas vendas ou qualquer outra necessidade
Não engula Sapos! E outras dicas sobre animais "Peçonhentos"
Dra. Christine Strüssmann (Graduada em Medicina Veterinária pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Mestre em Ecologia pela Universidade Estadual de Campinas e Doutora em Zoologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Atualmente é professora da Universidade Federal de Mato Grosso. Coordena, executa e/ou orienta projetos de pesquisa nas áreas de Taxonomia, Sistemática e Ecologia de Anfíbios e Répteis.)
Nessa palestra será falado sobre a diversidade e utilidade de sapos e cobras! Também será falado sobre o desconhecimento popular que leva a verdadeiras maldades com esses uteis e incompreendidos animais.
Terça-feira, 21 de maio
Louvada
O puro malte em tempo de diversidade
Dra. Priscila Becker (Possui graduação em Engenharia de alimentos pela Universidade Estadual de Campinas, mestrado e doutorado em Ciência de Alimentos pela Universidade Estadual de Campinas (2012). Atualmente é professora do curso de Ciência e Tecnologia de Alimentos da Universidade Federal de Mato Grosso. Tem experiência na área de ciência de alimentos, com ênfase em bioquímica de alimentos e análise sensorial)
Uma passada pelo delicioso tema dos multiplos estilos de cerveja e suas variações envolvendo a tríade sagrada: Malte, Lúpulo e Leveduras!