Mato Grosso é conhecido como o campeão da pecuária nacional, com aproximadamente 30 milhões de animais entre bovinos e bubalinos. O município de Juína, localizado na região noroeste do estado se destaca como o 5° maior rebanho do estado.
Os dados são do resultado da campanha de vacinação contra a febre aftosa, o Instituto de Defesa Agropecuária do Estado divulgou o ranking atualizando os números dos maiores rebanhos de Mato Grosso.
A primeira colocada no estado é a cidade de Cáceres, com 1,086 milhões de cabeças, enquanto Vila Bela, também na região oeste registrou 991 mil animais.
Juara que no passado já recebeu o título de “capital do gado” aparece na terceira colocação com com 945 mil cabeças, Alta Floresta na quarta posição com 741 mil e Juína ocupando a quinta colocação com 717,246 mil cabeças. Os três municípios, localizados entre o Norte e noroeste do estado, já sentem a chegada da agricultura.
De acordo com o INDEA o município de Juína possui 2.115 propriedades rurais e nesta campanha atingiu 99,93% de vacinação do rebanho.
A médica veterinária do INDEA regional de Juína, Dariane Schutz Domingues ressalta que “na campanha anterior Juína estava no 4° lugar em rebanho no estado, houve uma diminuição por conta da anistia e regularização de saldo que aconteceu na campanha de maio, porém não ocorrerá em outras campanhas”.
“A gente nota que rebanho está evoluindo onde a cria é mais intensa”, destacou o superintendente da Associação dos Criadores (Acrimat), Francisco Manzi.