O Partido da República (PR) agora vai se chamar Partido Liberal (PL). A mudança foi aprovada, nesta terça-feira (7/5), pelo plenário do Tribunal Superior Eleitoral, conforme definido em convenção partidária.
Prevaleceu entendimento do relator, ministro Tarcisio Vieira de Carvalho Neto. Ele seguiu o parecer do Ministério Público, que opinou favoravelmente pela nova denominação.
“O novo nome corresponde à denominação de uma das legendas que formaram o próprio PR. Além disso, no atual cenário, a única agremiação com nomenclatura semelhante é o Partido Social Liberal (PSL), que coexistiu com o antigo PL sem que tenha havido notícia de eventual confusão por parte do eleitor”, afirmou o ministro ao aceitar o pedido do MP.
A legenda, que tem o número 22, obteve o registro de seu estatuto no TSE em 19 de dezembro de 2006 e em Juara, tem dois vereadores eleitos e no exercício dos mandatos, Valdir Leandro Cavichioli (Léo Boy) e Eraldo Francisco Alves (Markito). Não temos a informação se os dois permanecerão na legenda ou se vão migrar para outros partidos.