Dois índios Xavantes foram detidos nesta sexta-feira (10), em Barra do Garças, a 516 km de Cuiabá, suspeitos de abordarem agressivamente alunos que participavam de uma atividade física no ginásio esportivo da cidade.
De acordo com o depoimento do professor de educação física, os índios se aproximaram de dois alunos que se assustaram e correram para um estabelecimento comercial próximo ao local. Ainda segundo o professor, os Xavantes, que estavam alterados, teriam corrido atrás dos alunos, que foram defendidos pelas pessoas que estavam no local.
A Polícia Militar foi acionada. Ao chegarem ao estabelecimento, os policiais perceberam que os índios estava exaltados e possivelmente embriagados. Eles foram detidos e encaminhados para a 1ª delegacia do município.
Com os índios, a polícia encontrou frascos de bebidas. Os Xavantes continuam detidos e devem ser ouvidos pelo delegado ainda hoje.
Por intermédio do delegado Adriano Marcos Alencar, o G1 tentou falar com os índios, mas eles não quiserem se manifestar sobre o ocorrido.
De acordo com o delegado, não houve agressão física e ninguém ficou ferido.