Seja bem-vindo ao portal: Amplitude News

NOTÍCIAS

Indígenas da etnia Enawenê-Nawê ocupam órgão em Cuiabá

Data: Quarta-feira, 15/05/2019 08:19
Fonte: Folha Max

Um grupo de 40 indígenas, da etnia Enawenê-Nawê, ocupou nesta manhã de terça-feira (14) a sede mato-grossense do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI), localizado no bairro Goiabeiras, em Cuiabá. O órgão é o responsável pela saúde indígena no país e o protesto dos indígenas se dá após a precarização na prestação de saúde nas aldeias, já tendo registro de mortes, inclusive de crianças, pela situação que se instalou. Eles cobram a saída do coordenador do órgão, Argon Norberto Hachmann.

  De acordo com um fonte ligada às causas indígenas, a exigência dos manifestantes é que o coordenador se faça presente no prédio, para dialogar com eles. Ele já foi informado da mobilização e deve chegar ao prédio em instantes. Os funcionários da organização não puderem deixar o local e estão recebendo marmitas para almoçar.

  A Polícia Militar (PM) foi acionada e está acompanhando o caso, por meio de uma equipe da Rotam (Rondas Ostensivas Táticas Metropolitanas). Até o momento, o protesto é considerado pacífico.

  A Polícia Federal (PF) também está no local, tentando fazer a negociação com os indígenas. Mas, por enquanto, a ocupação segue de pé.

  As informações dos indígenas são de que o atual coordenador está demitindo vários profissionais e substituindo alguns. Os demitidos são pessoas que já atuam nas aldeias há anos e são conhecedores das culturas de cada etnia, além de serem fluentes em suas línguas. Alguns dos profissionais demitidos já atuam no local há mais de 10 anos.