Dirigir em baixas temperaturas requer cuidados especiais e a previsão do tempo indica a chegada de uma frente fria a Mato Grosso. Na BR-163, que conta com trechos de serras e próximos a rios, a época mais fria também possibilita a formação de tempo nublado. Responsável pelo segmento concessionado da BR-163, a Rota do Oeste alerta condutores quanto à variação do clima e as mudanças na direção de veículos.
De acordo com o gerente de Operações da Concessionária, Wilson Ferreira, a bateria e o motor do veículo devem estar no topo da lista de verificações do motorista quando há queda de temperatura. Para veículos com motores flex, ele alerta ainda para o reservatório de partida a frio e a quantidade de gasolina. Com a baixa temperatura, bateria e motor demoram a dar a partida, prejudicando outros itens do veículo.
“É recomendável esperar um pouco mais depois da partida para que o veículo aqueça o suficiente. No caso de rodovias, é sempre bom esquentar os freios para melhorar a aderência. De maneira geral, a baixa temperatura modifica o funcionamento do carro. Por isso, a revisão dos itens de segurança é importante”, destaca Ferreira.
Conforme dados da Concessionária, de janeiro a primeira quinzena de maio de 2019, foram realizados mais de 550 atendimentos por problemas em motores de veículos, o que representa uma média de 100 casos por mês.
Antes de viajar pela BR-163, a orientação da Rota do Oeste é que o usuário consulte as condições de tráfego, tempo e visibilidade na rodovia. Diariamente, são enviados pela Concessionária boletins de tráfego com as informações. O acesso também pode ser feito pelo Twitter (@rotadooeste), site (www.rotadooeste.com.br) ou ligando para o 0800 065 0163.