Seja bem-vindo ao portal: Amplitude News

NOTÍCIAS

Mauro Mendes e presidente da Bolívia iniciam tratativas para negociar gás e ureia

Data: Sexta-feira, 31/05/2019 07:20
Fonte: Só Notícias

O governador Mauro Mendes se reuniu com o presidente da Bolívia, Evo Morales, e com o ministro Luis Alberto Sánchez Fernández, do Ministério de Hidrocarbonetos para dar início às tratativas da comercialização do gás boliviano e do fornecimento de ureia fertilizante usado nas plantações de soja, de cana de açúcar e que também serve para alimentar o gado em solo mato-grossense. Durante o encontro, realizado em Santa Cruz de la Sierra, hoje, o governador assinou um termo de desenvolvimento de mercado com o governo Boliviano para aprofundar a integração energética entre o Estado e a Bolívia, com foco na retomada da comercialização do gás boliviano.

“Nós discutimos a cooperação e possível parceria do governo boliviano, por meio do Ministério e da Yacimientos Petroliferos Fiscales Bolivianos (empresa pública boliviana) com o MT Gás. Nosso objetivo é contribuir para desenvolver a comercialização, junto com o MT Gás, do gás natural, do GLP e da ureia, em parceria com o governo boliviano”, explicou Mauro.

O próximo encontro entre os dois governos está marcado para o próximo mês, em Cuiabá. “O ministro Luis Sánchez estará em Cuiabá para darmos continuidade às tratativas para o desenvolvimento em conjunto desse mercado, com as empresas MT Gás e a YPFB”, destacou o governador.

O trabalho do governo de Mato Grosso é pela retomada do fornecimento do gás de forma ininterrupta, tanto para beneficiar as empresa e o setor industrial do Estado quanto para o cidadão, como é o caso do gás GLP.  De acordo com o termo assinado, serão realizados estudos visando desenvolver as ações necessárias para que a empresa pública UPFB comercialize o gás natural para Mato Grosso e também da ureia. Isso inclui o desenvolvimento de infraestrutura e operação das redes de gás no Estado.

A empresa boliviana também realizará um estudo para analisar a possibilidade de participar de projetos de geração de energia, por conta própria ou em associações com empresas mato-grossenses.

No memorando assinado também consta a parceria para trocar experiências, informações e conhecimentos sobre biocombustíveis, que maximizarão o impacto e os benefícios para a mudança da matriz energética na Bolívia.

Mauro Mendes foi acompanhado dos secretários Mauro Carvalho (Casa Civil) e Rogério Gallo (Fazenda), além do presidente do MT Gás, Rafael Reis, do diretor comercial do MT Gás, Juliano Calçada, e do consultor Vanderlei Reck Júnior.