Durante evento com a presença do presidente Jair Bolsonaro (PSL), realizado neste quarta-feira (5), na região do Rio Araguaia, o governador Mauro Mendes (DEM) disse que o estado mantém mais de 60% das áreas preservadas.
No ocasião, foram feitos o lançamento e a assinatura do termo de cooperação técnica entre Mato Grosso e Goiás para a implantação o projeto "Juntos pelo Araguaia", que, em parceria com produtores rurais da região, visa o desenvolvimento de ações de preservação do rio.
“Mato Grosso é o maior produtor de commodities do país. É o maior produtor de soja, milho, e tem o maior rebanho. E fazemos tudo isso com apenas 36% do território. Os outros 64% do território estão intactos. Isso é um exemplo que damos ao mundo, de que somos capazes de produzir e conservar”, citou.
O "Juntos pelo Araguaia" prevê a recuperação de 10 mil hectares de áreas degradadas em 27 municípios da região do rio Araguaia, sendo 5 mil em cada um dos Estados, Mato Grosso e Goiás.
Entre as ações previstas pelo projeto estão a reposição florestal, plantio de mudas nas margens e recuperação de áreas em toda a extensão do rio.
Os municípios de Mato Grosso inclusos no projeto fazem parte do Comitê de Bacia Hidrográfica do Alto Araguaia e são: Alto Taquari, Alto Araguaia, Alto Garças, Araguainha, Ponte Branca, Ribeirãozinho, Torixoréu, Guiratinga, Pontal do Araguaia, Tesouro, General Carneiro, Barra do Garças.
O presidente declarou que ações como esta demonstram que a questão ambiental é importante e que é preciso desenvolver alternativas que possibilitem o desenvolvido mantendo a preservação do meio ambiente.
“Esse momento da revitalização da bacia Araguaia é um exemplo para o mundo de que somos preocupados com o meio ambiente. Porém, nossa primeira missão é não atrapalhar quem quer produzir”, afirmou.
Mauro Mendes reforçou ainda que é preciso construir uma nação rica e capaz de promover crescimento.
“O rio Araguaia une esses dois estados e está no coração do Brasil. Vamos dar o exemplo de que é possível produzir e conservar com consciência social", disse ele.