A Polícia Militar do Tocantins recebeu nesta quarta-feira (5) a doação de um avião de pequeno porte que vai apoiar operações das forças de segurança no estado. A aeronave tinha sido apreendida em 2015 durante a operação Hybris, da Polícia Federal. O equipamento pertencia a uma quadrilha de tráfico internacional de cocaína.
O bando, que operava em Mato Grosso, foi desbaratado pela PF, por meio da Operação “Hybris”, deflagrada em Cuiabá e na região Oeste do Estado, além de São Paulo, Tocantins e Minas Gerais.
O avião estava com a Justiça Federal, que aceitou a sugestão do Governo do Tocantins de que a aeronave passasse a ser utilizada no combate a organizações criminosas. Se trata de um Cessna 210 com capacidade para transportar seis pessoas e autonomia de voo de nova horas. A aeronave chega a até 300 km/h e será utilizada para levar apoio as locais mais distantes de Palmas durante operações da polícia.
Como é tradição da aviação, o monomotor foi batizado por um arco de água de dois caminhões da Brigada de Combate a Incêndios do aeroporto de Palmas. O avião é considerado versátil e de baixo custo de manutenção. Ele será plotado com a identidade visual da PM antes de entrar em operação.
Também foi entregue na cerimônia um caminhão tanque-abastecedor com capacidade de 400 litros de combustível. Ele será utilizado no abastecimento da frota da Companhia Independente de Operações Aéreas (Ciopaer).