Um jovem, que foi preso nessa sexta-feira (21) por não pagar pensão alimentícia, em Cuiabá, conseguiu fugir a pé e passar pelo portão da frente do Centro de Custódia de Cuiabá (CCC). Ele não foi localizado até o início da tarde deste sábado (22).
De acordo com a Secretaria de Segurança Pública de Mato Grosso (Sesp), Wolff Ronny Vieira Dantas, de 28 anos, aproveitou o momento em que agentes da unidade abriram o portão para saída de um advogado e de uma oficial de justiça que estavam no local.
Segundo a Sesp, Wolff foi levado ao Centro de Custódia e aguardava os procedimentos de confecção da ficha de identificação na unidade.
Sem estar algemado, ele aproveitou a abertura do portão para foragir. Ainda conforme a SESP, presos civis não são algemados, segundo entendimento da justiça.
Uma equipe de agentes saiu imediatamente em busca do preso, porém, não conseguiu recapturá-lo.
O prédio fica anexo ao Centro de Ressocialização de Cuiabá (CRC), antigo Carumbé. O CCC foi inaugurado em outubro de 2014 e nunca havia registrado uma fuga, até então.
A unidade recebe pessoas que estão aguardando julgamento, presos que possuem curso superior e outras prerrogativas que a lei permite.
No caso de Wolff, o CCC também é destino dos presos que não pagam pensão alimentícia. O Supremo Tribunal Federal diz que 'só é lícito o uso de algemas em caso de resistência e de fundado receio de fuga ou de perigo à integridade física própria ou alheia, por parte do preso ou de terceiros, justificada a excepcionalidade por escrito'.