O presidente Jair Bolsonaro se reuniu com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em Osaka, no Japão. Os líderes participam da reunião do G20 no país asiático.
Este foi o 1º encontro dos 2 após visita de Bolsonaro aos EUA. Os presidentes discutiram mais sanções econômicas tanto para Venezuela como para Cuba. As informações são de reportagem do portal G1.
Após o encontro, Bolsonaro afirmou ter muitas coisas em comum com o líder norte-americano e indicou querer fazer novas parcerias.
“Sempre o admirei desde antes das eleições. Temos muita coisa em comum. Somos 2 líderes de países que, juntos, podemos fazer muito por seus pobres. Estamos à disposição para conversar com Trump, de modo que possamos fazer parcerias. Gosto muito do povo americano. A política do Brasil mudou de verdade. Nos interessa e temos o prazer de nos aproximar dos Estados Unidos”,disse.
Em resposta, Trump elogiou o trabalho de Bolsonaro. “O presidente brasileiro é um homem especial, que está indo bem, é muito amado pelo povo do Brasil. E ele se orgulha da relação que tem com o presidente Trump”, afirmou.
O presidente americano ainda disse querer visitar o Brasil. A viagem não tem data marcada.
Bolsonaro também comentou sobre o encontro no Twitter. O presidente afirmou ter apresentado uma ideia para livre comércio entre os países, além de ter publicado uma foto e um vídeo com o presidente.
“Retomamos assuntos tratados na visita a Washington e introduzimos a idéia de um acordo de livre comércio para fortalecer ainda mais nossa parceria econômica. Trabalhando juntos, Brasil e EUA podem ter impacto muito positivo no mundo”.
Antes da reunião com Trump, Bolsonaro esteve com Pedro Sánchez, presidente da Espanha. O líder brasileiro disse ter agradecido ao presidente espanhol pela maneira como o país está lidando com a apreensão de 39kg de cocaína em um avião da FAB (Força Aérea Brasileira), e que tem uma posição severa contra o tráfico de drogas.