A ausência de uma comunicação efetiva, via rádio, para a Polícia Militar levou o comandante do 21º Batalhão de Polícia Militar do Vale do Arinos, Tenente Coronel Felíx, a buscar junto ao Poder Judiciário e com a parceria do Ministério Público de Juara, a aquisição de equipamentos de radiocomunicador para as viaturas.
Através de um Termo de Ajuste de Conduta – TAC – o equipamento foi adquirido e já está instalado com sua base no quartel do 21º BPM e os rádios nas viaturas. São equipamentos de última geração, digitais, os únicos em Mato Grosso de acordo com depoimento do Ten. Cel Félix.
O policial reuniu o Promotor de Justiça, Herbert Dias Ferreira, o Presidente da Câmara, vereador Léo Boy, representante do Poder Executivo, um membro do Conselho Municipal de Segurança – CONSEG – Maurílio Lauro e a Imprensa, para uma demonstração de efetivação dos serviços.
No instante em que os equipamentos eram testados, o Secretário de Segurança Pública do Estado, Alexandre Bustamante enviou uma mensagem, pelo novo equipamento, diretamente do Comando da Policia Militar do Estado de Mato Grosso, em Cuiabá, cumprimentando a todos e desejando sucesso aos policiais do Vale do Arinos.
Pelo TAC firmado foram investidos R$ 75.000,00 (setenta e cinco mil reais) nos equipamentos e que agora podem se comunicar em tempo real com Novo Horizonte do Norte, Porto dos Gaúchos, Tabaporã, Nova Fronteira e Americana do Norte.
De acordo com o Ten. Cel. Félix, mais R$ 42.000,00 (quarenta e dois mil reais) serão destinados à Juara pelo Ministério Público de Alta Floresta, também por um TAC e com estes recurso, outros equipamentos serão adquiridos e a cobertura chegará ao Distrito de Paranorte ficando assim, toda a jurisdição do 21º BPM coberta por esta importante ferramenta de trabalho.
Veja o vídeo: