O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) divulgou através da Portaria 10ª, que as auto-escolas deverão instalar o sistema de telemetria, que consiste em câmeras de monitoramento e GPS integrados a um software que ficará disponível tanto para o Detran, quanto para os alunos, com todas as informações da aula.
O Departamento de Trânsito afirmou que sistema de telemetria e videomonitoramento aumenta a transparência e a credibilidade do processo de emissão da CNH. O órgão ressaltou que, apesar dos novos sistemas, a carteira de motorista não deve ficar mais cara, já que não haverá nenhum aumento das taxas pagas pelos candidatos à primeira CNH.
A medida está sendo tomada para automatizar ainda mais o sistema de aprendizagem das escolas de direção, mas principalmente para evitar que as aulas sejam computadas mesmo sem o instrutor e o aluno cumprirem o horário devido.
Segundo Luiz Paulo Rodrigues Tiepo, chefe do Detran de Juína, as autos escolas do município já receberam as informações necessárias pra começar a instalação do programa.