A Prefeitura de Mateiros, no Tocantins, cidade que muitos turistas usam como base para visitar o Jalapão, instituiu em novembro (8), uma nova lei que permite a cobrança de uma taxa de R$20 por turista para cada dia de permanência no município.
Com previsão para entrar em vigor em 2018, a lei também irá atingir as pessoas que exploram as atrações turísticas de Mateiros, que serão obrigadas a pagar R$300 referente à Taxa Anual de Fiscalização e Fomento ao Turismo Sustentável, que estará atrelada à emissão de licença para o funcionamento dos atrativos turísticos. Um voucher único deverá ser instituído e que os turistas deverão apresentar na entrada dos passeios.
De acordo com o portal de notícias de Tocantins, o T1 notícias, a medida tem gerado insatisfação entre comerciantes e profissionais do turismo que a veem como algo negativo para a economia da região. Diferente de Fernando de Noronha, que também cobra taxa por dia de permanência, Mateiros não possui infraestrutura adequada para receber os turistas. A cobrança, além de ser desproporcional à estrutura oferecida pela prefeitura, tem preocupado os profissionais do município que temem uma queda no número de visitantes no próximo ano.
Em resposta, o Secretário Municipal de Turismo, Heberson Martins, afirmou que a taxa cobrada dos profissionais da área de turismo irá “valorizar a mão de obra local e fazer com que o recurso monetário permaneça na cidade”. Já o dinheiro da taxa para turistas será destinado para o custeio do seguro de vida obrigatório ao visitante (cerca de 40%) e para a preservação e manutenção do meio ambiente (60%).
Localizada na região leste do Estado de Tocantins, o município de Mateiros concentra as melhores atrações do Parque Estadual de Jalapão, que recentemente teve um aumento expressivo de turistas após a estreia da telenovela “O Outro Lado do Paraíso”, da rede Globo.