Seja bem-vindo ao portal: Amplitude News

NOTÍCIAS

Moradores de MT poderão acompanhar eclipse parcial da Lua na próxima semana, prevê especialista

Data: Quinta-feira, 11/07/2019 15:06
Fonte: Só Notícias

O eclipse parcial da Lua está previsto para ocorrer na próxima terça-feira (16). O fenômeno começará por volta das 17h30 e encerrará às 18h59. No entanto, só os que tiverem uma visão privilegiada do levantar da Lua conseguirão observar o máximo. De acordo com a doutora em Astronomia, Telma Cenira Couto da Silva, em Cuiabá, por exemplo, nesse horário, a Lua estará a menos de um grau de altitude, o que tornará difícil, mas não impossível.

“Diferentemente de um eclipse solar, o lunar pode ser observado a olho nu sem causar nenhum dano à visão. E também, de maneira diversa a um eclipse solar, em que os horários para as diversas etapas do eclipse variam em diferentes regiões de um mesmo estado, num eclipse lunar os horários em que acontecem as diferentes etapas do eclipse são comuns a todos os locais que têm o mesmo fuso horário. Porém, como o horário em que a Lua nasce −ou seja, desponta no horizonte −, varia localmente, há uma pequena variação no intervalo de tempo em que os habitantes visualizam todo o eclipse lunar em diferentes regiões com o mesmo fuso horário”, explicou Silva.

Ainda de acordo com a doutora em Astronomia, após o término do eclipse lunar parcial haverá um eclipse penumbral, que se encerrará às 20h17. “Nesse, a Lua apenas diminui o seu brilho e o público não consegue visualizar variações na superfície do nosso satélite natural. Apesar de o eclipse penumbral fazer parte de um eclipse lunar, num texto de divulgação ele só serve como mais uma informação. Os interessados em observar o fenômeno deve localizar a Lua se levantando do lado leste. A margem de erro de todos os horários apresentados é de, mais ou menos, um minuto”.

A astrônoma afirmou ainda que os moradores da região de Brasília, “conseguirão observar o máximo do eclipse parcial às 18h30. O eclipse parcial da Lua terminará às 19h59. Em seguida haverá um eclipse penumbral que terminará às 21h17. No Acre, por exemplo, e no oeste do Amazonas, o eclipse lunar parcial terminará às 17h59 e será visível por pouco tempo. Em seguida acontecerá o eclipse penumbral, com encerramento às 19h17. Em Rio Branco, a Lua começará a se levantar no horizonte às 17h23, e, quem quiser observar a fase parcial do eclipse lunar deverá ter uma boa visão da Lua quando ela estiver se levantando.

O próximo eclipse lunar parcial será visível em todo o país no dia 19 de novembro de 2021. Porém, na madrugada de 26 de maio do mesmo ano, os moradores de Acre e do oeste do Amazonas conseguirão observar um eclipse parcial da Lua. Em Mato Grosso e outros estados, esse eclipse parcial também será visível, mas, por um breve intervalo de tempo. Em Brasília, e outras regiões não será visível.

Conforme Só Notícias já informou, na semana passada, ocorreu o eclipse parcial do sol que pode ser observado em Cuiabá, Água Boa, Alta Floresta, Barra do Garças, Guarantã do Norte, Lucas do Rio Verde, Rondonópolis, Sinop, Vila Bela da Santíssima Trindade, Aripuanã e Juína entre outras cidades.