Seja bem-vindo ao portal: Amplitude News

NOTÍCIAS

Ensino de Qualidade - uma história de 4 anos!

AJES comemora seus 4 anos de história no Vale do Peixoto

Data: Sábado, 13/07/2019 16:54
Fonte: Dr. Claudio Silveia Maia

                A Faculdade do Norte de Mato Grosso – AJES de Guarantã do Norte, chegou na região do Vale do Peixoto em 2011. Nessa época, seus idealizadores vinham motivados pelo sonho de realizar também aqui os sonhos de outras pessoas. Pessoas que até então tinham possibilidades muito limitadas na escolha de um curso superior, seja pela quantidade ou qualidade dos cursos ofertados.

              Nesse sentido, personalidades e autoridades guarantãenses buscavam junto aos Diretores da AJES uma forma de tornar realidade os anseios de pessoas da cidade e da vizinhança, as quais há muito esperavam uma oportunidade de fazer um curso superior, e também de estudantes no ensino médio que então criavam uma expectativa muito grande ante às possibilidades de fazer o curso tão desejado na região do Vale do Peixoto, sem, portanto, ter que migrar para lugar distante da família e dos amigos.

             Foi assim que, num belo dia de 2011, representantes da comunidade e da Instituição definiram o marco do Projeto de criação da Faculdade do Norte de Mato Grosso – AJES, a ser situada no Bairro Jardim Vitória, em Guarantã do Norte-MT.

             Rapidamente, as colunas do primeiro bloco foram erguidas e já ao final de 2012 a estrutura física estava pronta para receber os laboratórios e os móveis para os departamentos pedagógico e administrativo da IES*[1].

             Em 2013, começou a sucessão de processos para autorização dos primeiros cursos da AJES em Guarantã do Norte, e, em agosto de 2015, a Faculdade iniciava as atividades a partir da Primeira Turma do Primeiro Curso de Enfermagem do Vale do Peixoto.

              Fisioterapia, Odontologia, Direito, Biomedicina, Estética e Cosmética e Tecnologia em Gestão de Serviços Jurídicos e Notariais são outros cursos em que a AJES exerceu papel de protagonista da série, pois não existiam na região do Vale do Peixoto, a exemplo, então, do que havia sido com o curso de Enfermagem.

             Aliás, este ano de aniversário dos 4 anos da AJES em Guarantã do Norte é também mais um marco para o Curso de Enfermagem da nossa Instituição, pois é o ano dos primeiros estagiários com formação local na área de saúde. De fato, a Enfermagem da AJES vem sendo desde o princípio muito atuante em Guarantã do Norte. Em todos os semestres, acadêmicos e docentes do curso se destacam organizando ou participando de eventos nos quais a atenção à saúde é requerida tanto para fins de prevenção quanto de aplicação dos cuidados e tratamentos necessários.

             Nesses eventos, professores e futuros enfermeiros têm estado junto a escolas, PSF, APAE, hospitais, aldeias e outras instituições em Guarantã do Norte e região, apresentando à sociedade benefícios que se originaram a partir das atividades do curso de Enfermagem na AJES desde 2015, sendo notória aos olhos de todos a qualidade dos profissionais e acadêmicos da IES no desempenho de suas atribuições características ou multidisciplinares.

             Também os cursos de Psicologia, Fisioterapia e Odontologia vêm exercendo um ritmo intenso de atividades junto às comunidades do Vale do Peixoto, e igualmente esses cursos têm atuado nos diversos segmentos que compõem as áreas de saúde e educação da nossa região. Onde quer que estejam, alunos e professores da AJES se notabilizam pelo comprometimento e responsabilidades sociais, além, claro, pela demonstração de suas habilidades e competências na área específica de formação, bem como nas situações que requerem a atuação de equipe multidisciplinar.

              Por sua vez, o curso de Ciências Contábeis da AJES também desponta como referência na região do Vale, sendo um curso com estrutura curricular diferenciada, e, tal como acontece nos demais cursos da IES, um curso cujo DNA se identifica com a vocação e as particularidades das atividades de extração mineral, de manejo florestal e vegetal, da indústria, do comércio, do agronegócio e da agricultura familiar presentes na região do Vale do Peixoto. Além disso, as expectativas e perspectivas relacionadas ao crescimento econômico e ao bem-estar social das pessoas são acompanhadas, diagnosticadas e projetadas nas diversas atividades acadêmicas e de extensão realizadas por professores e alunos do curso.

              Dos cursos já em funcionamento, o curso de Direito chegou em outubro do ano passado, e chegou com força, cravando sua marca como o primeiro curso de Direito do Vale do Peixoto. Dotado de professores muito qualificados em suas respectivas áreas, o curso já ganhou renome e reconhecimento da população pela execução de eventos e atuação nos meios político e social da nossa região. Nesse sentido, o curso de Direito da AJES em Guarantã do Norte se espelha no curso de Direito da AJES de nossa Casa-Sede, Juína, reconhecido com nota máxima na avaliação do MEC, e que desponta como o número 1 no Estado de Mato Grosso. Para fortalecer ainda mais o campo das ciências jurídicas na região do Vale do Peixoto, a AJES trouxe neste 2019 o curso de graduação em Tecnologia em Gestão de Serviços Jurídicos e Notariais, o qual forma profissionais de nível superior para a área jurídica em apenas 5 semestres (dois anos e meio), permitindo rápida imersão no mercado de trabalho dos concursos públicos e da esfera privada, ao mesmo tempo em que possibilita a continuidade na formação jurídica por meio dos cursos de especialização lato sensu ou do ingresso no curso de Bacharelado em Direito.

            Biomedicina e graduação em Estética e Cosmética são outros cursos de nível superior na área da saúde, sendo o primeiro com formação em 4 anos, e o segundo com formação em 3 anos, os quais também chegaram em 2019. Esses cursos vão enriquecer a área de saúde e promover embelezamento e bem-estar às pessoas, formando ainda mais profissionais com a Marca AJES!

              Para coroar 2019, a AJES tornou-se a única Instituição de Ensino Superior Presencial credenciada com nota 5[2] para o Ensino de Modalidade a Distância – EAD em sua área de atuação, sendo assim a única no norte de Mato Grosso a integrar Ensino Presencial e a Distância, o que promoverá inovações importantes e exclusivas no Ensino Superior de Graduação e de Pós-Graduação para as comunidades da região do Vale do Peixoto, e a todos aqueles que vêm de lugares os mais diversos, inclusive de outros Estados, em busca de uma formação de qualidade, que seja capaz de formar profissionais competitivos para atuar com destaque no mercado de trabalho em qualquer cidade do Brasil e se realizarem como pessoas que venceram os desafios no processo de formação para agora vencerem na vida, sempre.

                A AJES – Faculdade do Norte de Mato Grosso chegou em Guarantã do Norte para fazer História própria e construir uma nova história para o Ensino Superior em toda a região do Vale do Peixoto. Constituída em princípios fundamentais que garantam o acesso ao Ensino Superior a todos os estudantes e às pessoas que queiram formação em quaisquer dos cursos ofertados e a serem ofertados pela IES, a AJES oferece Bolsas de Estudo integrais e parciais e outros recursos de ingresso e permanência, em prol da construção dos saberes nos acadêmicos e do estímulo à continuidade nos estudos, sem que haja perda das Bolsas conforme os termos de seu Programa, e sejam disponibilizados aos interessados subsídios que tornem reais os sonhos da formação em um curso superior.

               2019 vem se apresentando como um ano divisor de águas para a AJES de Guarantã do Norte, consolidando a Instituição no Vale do Peixoto como referência no Ensino Superior de qualidade, ao mesmo tempo em que sua equipe administrativa e pedagógica se esmera na atenção aos acadêmicos veteranos e iniciantes, e também àqueles que ainda não são universitários, mas que desejam sê-los para assim terem a oportunidade de viver uma vida melhor e fazerem de sua cidade, estado e país― lugares mais civilizados, uma sociedade mais ética, mais justa e mais humana, e juntos contribuam para o crescimento e a formação de pessoas mais responsáveis na educação, na política, na economia, nos cuidados com o meio ambiente, na atenção à saúde e aos direitos individuais e coletivos que norteiam a democracia; enfim, que cooperem para que continue existindo a idealização que move as pessoas de bem a edificarem um mundo melhor, de pessoas melhores e mais felizes. Seja Mais! Seja AJES!

 

 

* Instituição de Ensino Superior

[2] Nota máxima na avaliação do MEC.