Seja bem-vindo ao portal: Amplitude News

NOTÍCIAS

Termômetros podem chegar a 38ºC e umidade próximo a nível do deserto do Saara em Cuiabá

Data: Segunda-feira, 15/07/2019 16:22
Fonte: Olhar Direto

Após a capital mato-grossense bater o recorde de dia mais frio do ano, o calor deverá voltar com tudo. Segundo o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), que é ligado ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), os termômetros podem bater os 38ºC durante a semana, com a sensação podendo superar os 40ºC. Além disto, o nível de umidade pode chegar próximo ao do deserto do Saara.
 
Conforme o Climatempo, a expectativa é que até o fim da tarde desta segunda-feira (15) a umidade do ar caia para até 19%. O número é bastante próximo ao nível do deserto do Saara, que possui uma média entre 10% e 15%.
 
Ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz são alguns das sensações neste período. Também nesta segunda-feira, começa o período proibitivo de queimadas em Mato Grosso.
 
Segundo o diretor de Proteção e Defesa Civil de Cuiabá, Paulo Wolkmer, nesse período, as crianças e idosos fazem parte do grupo mais afetado. Ele explica ainda que, como consequência da baixa umidade do ar, é possível que a pessoa perceba um aumento na sensação de cansaço, indisposição física, além de uma grande secura na pele, olhos, nariz e garganta. O diretor lembra ainda que outros fatores potencializados pelo clima seco é o aumento na probabilidade de incêndios e, consequentemente, da procura por atendimentos médicos, principalmente por pessoas com alergias.
 
Conforme o CPTEC, a próxima terça-feira deverá ter temperaturas entre 20ºC e 34ºC. Na quarta-feira, a mínima esperada é de 21ºC, com a máxima não devendo ultrapassar os 34ºC. Quinta-feira o calor deve aumentar em Cuiabá, com os termômetros variando entre 21ºC e 38ºC. As chances de chuva são bastantes baixas em todos os dias.
 
No dia 06 de julho deste ano, durante uma frente fria, Cuiabá bateu o recorde de madrugada mais fria do ano. Os termômetros chegaram a marcar 10.4ºC. Um dia depois, a capital mato-grossense teve o segundo dia mais gelado, com a mínima de 10.6ºC.