Seja bem-vindo ao portal: Amplitude News

NOTÍCIAS

Taques e secretários começam definir mais cortes de despesas para manter contas equilibradas

Data: Quinta-feira, 20/07/2017 08:24
Fonte: Só Notícias

O governador Pedro Taques manteve, hoje, oito reuniões com secretários de Economia, Planejamento e demais pastas para decidir os ajustes e cortes que devem ser feitos no orçamento no segundo semestre. "Estamos em busca de equilíbrio econômico. Temos uma necessidade de ajuste do orçamento e precisamos fazer cortes, infelizmente", lamentou Taques. "Já economizamos, com várias medidas, pelo menos R$ 800 milhões até aqui. Nossa meta é ainda mais ousada", apontou, sem mencionar números do que pretende ser alcançado.

O secretário de Fazenda, Gustavo de Oliveira, explicou que o governo está renegociando todas as dívidas públicas, incluindo as com credores internacionais que estão atreladas ao dólar e as com o governo federal e o BNDES - Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social-. Outra medida é corte em despesas de custeio das secretarias. "Continuamos mantendo diversas medidas de economia e estamos fazendo um esforço fiscal total até o final da gestão, em 2018, de quase R$ 5 bilhões, isso pelo lado de aumentar a receita e pelo lado da despesa em cortar despesas. É isso que a equipe econômica busca para manter as contas saudáveis".

Por outro lado, o secretário disse que a "principal tônica é aumento na receita para fortalecer a disponibilidade de caixa". Mas não mencionou quais são as metas.