FACULDADE ÁGORA recebeu hoje às 13h30min representantes dos povos indígenas, sobretudo, da etnia HALITI-PARESI. Nesta ocasião, Professor Cony, salientou sobre a bolsa indígena, convidando-os a conhecerem à Faculdade. E ressaltou que a FACULDADE ÁGORA tem interesse em trabalhar com os POVOS INDIGENAS da região com projetos integrativos com a comunidade indígena da região do Parecis, na qual será demonstrando que os saberes, as culturas e as histórias dos povos indígenas.
Assim como a Faculdade AJES, unidade de Juína, lançou a “Bolsa Enem Indígena”, inédita no País, com subsídio excelente dos estudos para a população indígena que deseja ingressar no ensino superior, a FACULDADE ÁGORA tem, também, como ponto alto esta inclusão social dos povos indígenas na busca pelo conhecimento.
Nesta ocasião, o Diretor da Waymaré – Associação que fortifica a Federação Indígena dentro das 43 Etnias existentes em MT, ofereceu 2 livros para Faculdade denominado HALITI-PARESI, que oferece uma visão panorâmica da vida dos indígenas de Mato Grosso desde 1500 até os dias de hoje.
Na avaliação do Coordenador, o desconhecimento da cultura desses povos reforça estereótipos e preconceitos. O Mato Grosso, Estado multicultural e pluriétnico, tem um privilégio de contar com uma diversidade de povos indígenas e a FACULDADE ÁGORA, felizmente, trabalha no Ensino, Pesquisa, Extensão, Gestão e Inovação, no sentido de ampliar o saber sobre os povos nativos, diminuindo os preconceitos.
A FACULDADE ÁGORA criará um evento em breve com a presença das lideranças indígenas, conforme ficou previamente acertado com o diretor da Waymaré, o indígena Sidnei.