Seja bem-vindo ao portal: Amplitude News

NOTÍCIAS

Professores da AJES Campus Guarantã do Norte-MT, realizaram treinamento de primeiros socorros

Data: Sexta-feira, 26/07/2019 17:25
Fonte: Amplitude TV Guarantã

Os Professores e toda a equipe da secretaria acadêmica da AJES Campus Guarantã do Norte-MT, participaram ontem do curso de primeiros socorros ministrado pelo Instrutor Mestre em Enfermagem Profissional, Especialista em Cuidados Críticos, Nefrologia, Professor Titular da Disciplina de Urgência, Emergência e Suporte Básico e Avançado de Vida:  Wladimir Rodrigues  Faustino. O curso faz parte de um treinamento obrigatório que as instituições de ensino devem fornecer aos profissionais de ensino, conforme Lei aprovada por unanimidade pelo Senado, a Lei 13.722/2018, mais conhecida como Lei Lucas, que torna obrigatória a capacitação em noções básicas de primeiros socorros, Lei que foi sancionada no final do ano passado pelo Governo Federal.

O evento aconteceu nas dependências do auditório da Instituição de ensino e segundo o  Instrutor “Mestre Wladimir Faustino”. “ Este curso visa contribuir com os profissionais de educação, tendo em vista a necessidade de eles terem o conhecimento básico de primeiros socorros até a chegada do socorro especializado”,

O grupo obteve acesso ao treinamento de primeiros socorros para casos de emergências médicas corriqueiras encontradas no meio escolar, entre os quais  diretrizes para um atendimento emergencial em  Parada Cardiorrespiratória-PCR, conforme as diretrizes da American Heart Association-AHA-2015, aula prática em boneco eletrônico de Ressuscitação Cardiopulmonar, e suas atualizações, manuseio do Desfibrilador Elétrico Automático-DEA, Manobras de desengasgamento–Heimlich, noções sobre atendimento para pacientes com Infarto Agudo do Miocárdio IAM, Acidente Vascular Encefálico-AVE, Traumatismo Cranioencefálico-TCE, Técnica de Mobilização de Coluna Cervical, atendimento ao poli traumatizado, fraturas, luxações, entorses, imobilizações de membros superiores MMSS, e membros inferiores MMII, uso de torniquetes em vítimas com amputação de membros , e ou hemorragias maciças em extremidades dos membros,  3S- segurança da biossegurança (socorrista), cena, paciente, acionamento dos serviços médicos de urgência e emergência, todos módulos tiveram teoria e prática.

O Diretor de Ensino Doutor Claudio Maia, destacou a importância do Curso “a avaliação e o rendimento foi, em média, de 93%. “Os testes revelaram que a maioria das pessoas não tem conhecimento nenhum de primeiros socorros. É importante que os funcionários de uma instituição de ensino tenham esse aprendizado por conta do ambiente”, comentou.

O professor de Direitos Humanos e Sociologia Geral e Jurídica, João Batista Pereira, foi um dos docentes da amostragem, que iniciou o curso sem saber quase nada e saiu com rendimento de 99%. “Meu conhecimento de primeiros socorros era instintivo. Para a massagem cardíaca, por exemplo, eu achava que era apenas quatro vezes. No curso aprendi que deve ser uma sequência  de 30 compressões torácicas para 2 ventilações,  com um ou dois socorristas num ritmo de 100 a 120 por minuto. Foi muito bom o treinamento de primeiros socorros e valeu muito a pena ter participado”, disse.

De acordo com o site do Ministério da Saúde, em 2016, 2,3 mil crianças com até 14 anos, morreram no Brasil por falta de primeiros socorros e, deste montante, mais de 800 foram por engasgo.

Lei Lucas

A “Lei Lucas” trata da obrigatoriedade de treinamento em primeiros socorros para funcionários de instituições de ensino das redes municipais e particulares dos municípios, ela foi implantada em Campinas antes de ser levada para território brasileiro. Lucas era um aluno da rede particular e morreu aos dez anos, em setembro de 2017, com asfixia causada por engasgamento, durante um passeio promovido por sua escola.