Seja bem-vindo ao portal: Amplitude News

NOTÍCIAS

SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE SAÚDE DA AJES EM JUÍNA.

Data: Terça-feira, 30/07/2019 23:15
Fonte: Grupo AmplitudeNews

         Acontece nos dias 30 e 31 de julho de 2019 em Juína o primeiro evento internacional de saúde da AJES. Estarão participando os coordenadores dos cursos de Farmácia, Estética e Cosmética, Psicologia, Enfermagem e Fisioterapia. O evento objetiva promover a melhoria da qualidade dos serviços de saúde e articulação entre academia, serviços e a comunidade. Espera-se também com esse evento favorecer um espaço de debate e troca de experiências entre pessoas, profissionais e organizações que vêm construindo novas práticas em saúde com foco no cuidado e autocuidado do paciente com feridas crônicas e seus agravos. Vale ressaltar que as feridas crônicas decorrente por exemplo da diabetes, hanseníase problemas vasculares constituem um problema de saúde pública e um onus para o sistema de saúde. Além disso elas afetam não somente os pacientes como também seus familiares e a sociedade pois causam um impacto  bio-psico-social  e econômico  o que implica na necessidade de uma atuação multidisciplinar.


     Para falar sobre boas práticas nos cuidados e manejo de feridas crônicas convidamos uma palestrante de renome nacional e internacional que está morando e trabalhando no Canada e agora de passagem por Juína, cidade pela qual morou e estudou parte de sua infância. Filha do pecuarista e pioneiro de Juína nos anos 80 e 90, o Sr. Ideval Silva Costa, conhecido por Pinta Roxa, e sua mãe Maria Aparecida Costa. Hoje, após mais de 15 anos, visita amigos de infância e suas irmãs Isania Geraldina Costa Andrade (farmacêutica) e Isanete Geraldini Costa Bieski (farmacêutica) que residem em Juína. As três irmãs são um exemplo de dedicação e competência em suas áreas de atuação profissional. Isanete Bieski coordenadora dos Cursos de Farmácia e Estética e Cosmética da AJES, conta que não poderia deixar de receber sua irmã altamente qualificada, sem convidá-la para compartilhar um pouco de sua experiência de estudar e morar em outro país, onde hoje é respeitada e valorizada profissionalmente. Além disso conta que sua irmã tem orgulho de suas raízes e está muito honrada com o convite de poder contribuir com o conhecimento, a ciência e a sociedade juinense e matogrossense.

      Em uma conversa com nossa palestrante ela nos resumiu um pouco de sua vida profissional. Ela é egressa do curso de enfermagem da UFMT de 1997/2. Em 1998-1999 foi professora substituta da UFMT e professora da UNIC de 1999-2005. Em 2003 concluiu mestrado na USP de Ribeirão Preto na área de enfermagem fundamento com tema de dissertação de mestrado em feridas por pressão e quando retornou à Cuiabá implantou e coordenou o Curso de enfermagem da UNED em Diamantino (atualmente UNEMAT) e o primeiro ambulatório feridas de MT no CERMAC como servidora de carreira da SES/MT e também o da UNIMED como consultora em feridas crônicas. Em 2012 mudou-se com a família para a província de Ontário no Canadá com o objetivo de recomeçar sua profissão e fazer doutorado para continuar atuando como professora e pesquisadora. Chegando lá trabalhou de voluntária na Associação Canadense de Diabetes enquanto estudava inglês e preparava para fazer a prova de certificação em enfermagem pela província de Ontário. Trabalhou também como cuidadora de idosos e como assistente de pesquisas no Women's College Hospital da Universidade de Toronto. Em 2014 foi aprovada na prova de certificação em enfermagem do College of Nurses of Ontario e no programa de doutorado (PhD) da escola de enfermagem da Queen’s University na cidade de Kingston, Ontário, Canadá, onde ganhou bolsas de estudos e prêmios no Canadá e em Londres-UK pela pesquisa de doutorado  relacionada ao envolvimento do paciente com ulcera diabética no auto-cuidado.  Após concluir o programa de doutorado em 2018 foi aprovada como professora de carreira na escola de enfermagem da Lakehead University onde atualmente trabalha. Dra. Costa é autora de vários artigos científicos, projetos de pesquisa e consultora na Advanced Wound Care - Consultancy & Education. Ela nos conta que irá falar de temas muito atuais e entre eles: 1) Os desafios e oportunidades para profissionais de saúde no Canadá; 2) Doenças crônicas no contexto global de cuidados de saúde, 3) O cuidando de pessoas com feridas crônicas: prática baseada em evidências, 4) Extensão da síndrome geriátrica: skin tears e lesões por pressão. Também falará da importância do paciente no auto-cuidado de úlcera diabética: desafios de quem cuida e melhores práticas internacionais para o manejo de feridas crônicas.

       Além da Drª Idevânia, também farão suas contribuições a Secretária de Saúde Drª Leda Maria de Souza Vilaça, juntamente com os coordenadores dos cursos de psicologia, enfermagem, fisioterapia, farmácia e Estética e cosmética Profª Ma. Leila Berlet, Profª Drª Marileide Antunes Profª Ma. Veronica Jocasta Casarotto e a Profª Drª Isanete Bieski.

      Para falar sobre os benefícios da fitoterapia como como coadjuvante na cicatrização de feridas na atenção básica e Plantas medicinais frequentemente usadas na cicatrização de feridas: prática baseada em evidências” teremos a Profª Drª Isanete Bieski referência no Brasil e não poderia ficar de fora o Dr. Roldon Alfredo Fogaça – medico de Juína formado na UNIFOA, RJ em 2000. Especialista em Angiologia pela Santa Casa do Rio de Janeiro em 2004, Medicina no trabalho pela PUC/GO, 2010. Medicina do Tráfico pela PUC/GO, 2012. Médico Legista na Secretaria de Estado de Segurança Pública em Mato Grosso. E por último mais não menos importante teremos a presença do Diretor Geral, Diretora Institucional e Diretora de Ensino, Clodis Antonio Menegaz, Profª Ma. Alcione Adame Profª Ma. Antonielle Pagnsusatt, respectivamente, aos quais tem uma imensa contribuição para os avanços na educação e formação da população de Mato Grosso. E sempre apoiam eventos importantes para a sociedade. Não fiquem de fora.