Um incêndio atingiu o Parque Nacional de Chapada dos Guimarães e queimou cerca de mil hectares. Bombeiros, brigadistas e agentes do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) tentam controlar as chamas que continuam avançando.
De acordo com o ICMBio o fogo começou na sexta-feria (9), fora do parque. No entanto, as chamas invadiram a reserva após percorrerem mais de 15 quilômetros, em quatro dias.
O incêndio atingiu uma área de aproximadamente 2 mil hectares fora do parque. Brigadistas do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) também trabalham para controlar o fogo.
Aeronaves do Corpo de Bombeiros estão fazendo sobrevoos todos os dias, para monitorar o avanço das chamas. No total, cerca de 35 pessoas trabalham para conter o incêndio.
De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), cerca de 11 mil focos de calor foram registrados no estado, de janeiro até o momento. Dados revelam um aumento de 40% se comparado ao mesmo período do ano passado.
Em algumas regiões não chove há mais de três meses. De acordo com o 9º Distrito de Meteorologia, o clima deve continuar seco e não há previsão de chuva para os próximos dias. A umidade do ar deve ficar abaixo dos 30%.