Alguns pontos caóticos do trânsito de Juara precisam imediatamente de atenção do Poder Executivo, pois vidas estão se perdendo e deixando um rastro de dor para muitas famílias, pelo menos é isso que cobra o vereador Salvador Pizzolio (PRB), para se evitar que mais mortes aconteçam nas ruas e avenidas da cidade.
O aumento de veículos automotores que circulam pelas vias públicas e a precária sinalização geram conflitos no trânsito resultando em acidentes.
Como há muitos acidentados que necessitam de atendimento de urgência/emergência, o Hospital Municipal não tem como atender a demanda e em muitas ocasiões é necessário regular o paciente para atendimento fora da cidade, o que gera mais gastos para os cofres públicos e sem contar no mal maior, que é a morte de um envolvido num acidente ou até mesmo a pessoa ficar mutilada.
Um exemplo citado pelo vereador é o entroncamento das Avenidas Rio Arinos com a Walter Lauro (FOTO), onde tragédias já aconteceram naquele local. Pede o vereador Salvador Pizzolio, que seja instalado um semáforo naquele cruzamento e que seja adotado sentido único no trânsito nas Ruas Francisco Donizete Vendrame e São Domingos, no trecho entre a Avenida Rio Arinos e a Rua São Geraldo, no Bairro Santa Helena.
As faixas de pedestres elevadas em diversos pontos da cidade e redutores de velocidade nas Avenidas José Alves Bezerra e Rio Grande do Sul, fechamento de alguns cruzamentos e estudos de viabilidade para instalação de radares eletrônicos para monitoramento do trânsito, bem como a instalação de ciclovias, também são pedidos do vereador encaminhados ao Poder Executivo.
O Município de Juara já tem criado a sua lei para auxiliar o trânsito e coibir os abusos cometidos por motoristas incautos, que é a Lei Municipal nº 1.856/2007, que cria na estrutura administrativa da Prefeitura Municipal, a Divisão Municipal Executiva de Trânsito e Transporte Rodoviário – DIMUTRAN – e a Junta Administrativa de Recursos de Infração – JARI e com atribuições da Lei Municipal nº 2.451/2014, tudo em conformidade com o Código de Trânsito Brasileiro.
Se a lei existe ela tem de ser cumprida. Porém, a realidade é outra, os dois órgãos existem no município, o DIMUTRAN e a JARI, porém não consolidados.
“É neste sentido que, como vereador, agente fiscalizador das ações do Executivo busco soluções para o trânsito, pois a comunidade juarense clama celeridade por melhorias neste e em outros problemas cruciais na cidade” declarou Salvador Pizzolio.
Veja fotos do cruzamento das Avenidas Rioa Arinos/Walter Lauro.