Uma queimada que começou na 'palhada' de milho, nesta segunda-feira (26), em uma propriedade rural de Sorriso, a 420 km de Cuiabá, se espalhou e atingiu uma Área de Preservação Permanente próximo à fazenda. Equipes do Corpo de Bombeiros, aeronave e helicóptero do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) e moradores das propriedades se uniram no combate às chamas.
Segundo informações do comandante do Ciopaer, foram necessárias cerca de 3 horas para que a queimada fosse controlada. Ainda de acordo com ele, cerca de 35.000 litros de agente extintor foram lançados durante o combate às chamas.
O fogo teria começado em uma área onde os produtores rurais mantiveram a palha do milho, que sobra depois da colheita e que tem o objetivo de manter o solo protegido até o plantio da soja.
Porém, as chamas, segundo o comandante, se alastraram rapidamente e atingiram uma Área de Preservação Permanente que tem aproximadamente 540 hectares. Além disso, havia o risco de que o fogo atingisse as fazendas vizinhas.
Para evitar prejuízos maiores, todo o aparato do Ciopaer foi utilizado no combate à queimada. Viaturas dos bombeiros, trator e caminhões das fazendas também foram usados na operação.
Foram construídos aceiros e utilizadas todas as estratégias necessárias para que o fogo não se alastrasse ainda mais.
A ação integrada possibilitou que o incêndio fosse extinto e que 95% da APP fossem preservados.