Para explicar o andamento das obras de terraplanagem e pavimentação que estão sendo executadas nos Bairros Parque Alvorada, Jardim Paranaguá e Santa Helena, o dono da empresa A. I. Fernandes Serviços de Engenharia, Robson de Jesus Figueiredo, se reuniu na tarde desta terça-feira, 27 de agosto, com a imprensa, vereadores, secretários de município e prefeito de Juara.
Os vereadores foram muito incisivos nas cobranças e exigiam respostas concretas sobre a execução do projeto, pois, as reclamações dos moradores são muitas e todas vão parar, primeiramente, na Câmara Municipal.
Robson, que estava ao lado do empreiteiro Ostácio Almeida, da Rodoponte (FOTO) disse que a execução do projeto está dentro do prazo e estando um pouco atrasada apenas a capa asfáltica onde a base e sub-base já foram finalizadas e imprimadas, na Avenida Luiz Gatte, no Bairro Parque Alvorada. O empreiteiro garantiu, porém, que um caminhão carregado de produto já saiu de Cuiabá e até sexta-feira, 30 de agosto, o asfalto naquela avenida estará concluído, bem como o da Rua Paraguaçu Paulista.
A preocupação dos vereadores é a corrida contra o tempo, uma vez que uma verdadeira luta foi travada para recuperar o convênio que se arrasta desde 2009/2010 e que, a duras penas foi prorrogado até o final do ano. Outra questão é a proximidade da época das chuvas e que podem interromper os trabalhos. Neste sentido, o empreiteiro Robson Figueiredo garantiu “Que as obras só serão paralisadas se não houver aporte de recursos do convênio por parte do Governo Federal. Mas eu creio que com mais uma medição do que já foi executado, uma parcela da verba será liberada por Brasília”.
Os vereadores cobraram muito do empreiteiro as obras do Bairro Paranaguá, que até agora só teve a retirada do chamado material podre (bota-fora) e deixando os moradores nem sequer poderem entrar de carro nas garagens, uma vez que as ruas foram rebaixadas e a base não foi feita. Robson de Jesus Figueiredo disse que o trabalho terá continuidade e que tudo está dentro do cronograma estipulado. “Isso eu garanto aos moradores deste bairro, aos vereadores e ao prefeito”.
Um dos problemas que mais causam transtornos aos moradores é a poeira nas ruas onde as máquinas fizeram a terraplanagem. Os vereadores cobraram responsabilidades da empresa A. I. Fernandes em designar um caminhão pipa para molhar estas ruas enquanto as obras estão sendo executadas. Robson de Jesus Figueiredo também se comprometeu com os parlamentares em resolver esta questão de imediato, inclusive garantiu isso para a imprensa que cobria a reunião.
No que diz respeito aos repasses de verbas do Governo do Estado e da Prefeitura Municipal, o empreiteiro declarou que está tudo em ordem e com os pagamentos rigorosamente em dia. “O que não tem ainda na conta do convênio destas obras é o dinheiro do Governo Federal, mas eu creio que haverá sim um repasse imediato”.
A reunião terminou com forte insistência dos vereadores e do prefeito para que a empreiteira A. I. Fernandes, que ganhou a licitação, se dedique mais na execução destas obras em Juara.
Veja o vídeo com a entrevista: