As queimadas em Chapada dos Guimarães, a 65 km de Cuiabá, já atingiram 6,5 mil hectares e já duram mais de uma semana. Para tentar controlar o fogo na região, equipes do Corpo de Bombeiros e do Instituto Chico Mendes da Conservação da Biodiversidade (ICMBio) construíram, nesse domingo (1°), um aceiro.
O Grupo de Aviação Bombeiro Militar fez uma linha de lançamento de água de 450 metros ao redor da área atingida pelas queimadas. Além disso, realizou o combate de um foco que estava próximo ao morro São Gerônimo.
Segundo o coronel Flávio Gledson, comandante das ações aéreas, a maior preocupação é com a região sul de Chapada dos Guimarães.
“O fogo está avançando. No entanto, uma estrada mais à frente deve evitar a propagação. O incêndio não atingiu a área de proteção e o parque, mas é uma linha grande, que precisa ser controlada”, ressaltou.
O coronel disse ainda que o Rio Coxipó, que está ao redor do morro, torna-se uma barreira natural para a contenção da frente do incêndio.
“Ainda há muitos pontos quentes na região, mas o nosso objetivo é controlar o incêndio definitivamente nesta segunda-feira (2)”, disse.
Ainda no domingo, equipes integradas entre o Corpo de Bombeiros e o Exército Brasileiro combateram queimadas no setor noroeste. As chamas avançavam em direção à comunidade Coxipó do Ouro.
Para o combate às queimadas nesse domingo, os bombeiros informaram que foram necessárias duas aeronaves, um autotanque de 30 mil litros, um caminhão-pipa de 15 mil litros, uma piscina de 18 mil litros, além de 20 mil litros de agente extintor.