Seja bem-vindo ao portal: Amplitude News

NOTÍCIAS

Pesquisa desenvolvida na UFR de Rondonópolis é premiada em congresso de Zootecnia

Data: Terça-feira, 03/09/2019 09:24
Fonte: Minuto MT

Uma pesquisa da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Câmpus Rondonópolis, foi premiada durante o 29° Congresso Brasileiro de Zootecnia. O artigo, intitulado “Habilidade de Permanência no Rebanho em Partos Consecutivos em Bovinos Hereford e Braford” trata da Habilidade de Permanência no Rebanho em diversas raças de bovinos, fator relacionado diretamente à longevidade da vaca e indiretamente a uma série de outras características de importância econômica, como reprodução e desmame.

O trabalho foi selecionado como um dos três melhores do eixo Melhoramento Genético Animal e apresentado pela aluna de graduação em Zootecnia, Gabriele de Souza Silva Fernandes, bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – PIBIC/UFMT/CNPq.

 

De acordo com o pesquisador responsável pela pesquisa, professor Rodrigo Junqueira Pereira, do Programa de Pós-Graduação em Zootecnia (PPGZOO), os resultados permitem que se estimem os potenciais genéticos de vacas e touros para produção de filhas que tenham uma vida útil mais longa na fazenda. A pesquisa faz parte das atividades do Grupo de Melhoramento Animal de Mato Grosso – GMAT/UFMT.

 
 

“Essa é a segunda premiação recebida no ano de 2019 pelo GMAT, o que é um reconhecimento da seriedade e qualidade das pesquisas desenvolvidas pelo grupo” ressaltou o professor que ainda enfatizou a importância do investimento neste tipo de trabalho, visto que os resultados têm potencial de gerar retorno econômico para toda a cadeia produtiva da carne bovina.

Segundo o professor Rodrigo, a metodologia está madura e já foi avaliada em raças Zebuínas e Taurinas, podendo ser aplicada tanto em programas de melhoramento genético coletivos quanto naqueles de criadores individuais. Os interessados em saber mais a respeito da pesquisa podem entrar em contato através do e-mail: rodjunper@gmail.com