Foi publicado no Diário Oficial do Estado na última sexta-feira (30), o decreto assinado pelo governador Mauro Mendes (DEM), que suspende até o dia 30 de novembro a emissão de novas autorizações de desmate, em todo o estado.
O decreto também proíbe o uso de fogo para limpeza e manejo de áreas também até o dia 30 de novembro. De acordo com o governador, essas ações são complementares, pois os focos de queimadas estão sob controle.
"Levantamos dados que demonstram um certo aumento no número de focos, porém, temos conseguido controlar os casos mais críticos. Já tivemos anos mais críticos. Entretanto, precisamos evitar que o índice continue aumentando", afirmou ele.
Com relação às Áreas de Preservação, os Parques Nacionais e Terras Indígenas, a secretária de Estado de Meio Ambiente, Mauren Lazzaretti, explicou que as estratégias de combate aos incêndios serão definidas pelo governo federal.
"Nessas áreas e no entorno delas, o combate fica a cargo do Ibama e do Prev-Fogo, o estado apenas auxilia", explicou.
Ainda segundo ela, para que os resultados sejam satisfatórios, é preciso desenvolver estratégias inteligentes.
"Temos que ser inteligentes e eficientes em onde colocar as equipes, estrategicamente, para que consigamos alcançar bons resultados. De acordo com os relatórios mais recentes, temos conseguido combater os casos mais críticos", ressaltou.