Seja bem-vindo ao portal: Amplitude News

NOTÍCIAS

INTERMAT recebe reforço de pessoal para trabalhar a regularização fundiária e Juara será beneficiada.

"É preciso ação da prefeitura" cobra vereador.

Data: Quarta-feira, 04/09/2019 07:58
Fonte: Grupo Amplitude de Comunicação/Juara - Paulo Becker.

O Instituto de Terras de Mato Grosso (INTERMAT) recebe da Assembleia Legislativa, 10 servidores cedidos para reforçar o quadro de funcionários por um período de doze meses e agilizar os processos de regularização fundiária no Estado de Mato Grosso.

Além de auxiliar no cumprimento das metas de finalizar processos de regularização urbana e rural, os servidores deverão trabalhar na digitalização de documentos, que será o passo mais importante para que os processos possam ser analisados e concluídos com celeridade.

“Todas os processos de assuntos novos no INTERMAT serão digitalizados. Após esse procedimento, vamos convocar os interessados e tornar digitais todos os mais de 40 mil processos, para facilitar a transparência, celeridade, e trazer resultados”, explica o presidente da autarquia, Francisco Serafim de Barros.

“A maioria das pessoas do Estado de Mato Grosso tem a sua terra, o seu lote, mas não tem documento. Vem de uma situação que chamamos de Sesmarias, que é passado de pai para filho, e que não tem escritura. Temos 11 milhões de hectares que estão na mão de terceiros sem documento e precisamos arrumar isso”, afirma o deputado Eduardo Botelho, presidente da Assembleia Legislativa.

A população de Juara aguarda com muita ansiedade que isso se concretize. Até uma Audiência Pública, na Câmara de Vereadores já foi feita para tratar do assunto.

De acordo com o vereador Salvador Pizzolio (Republicanos), que trabalha esta questão, depois da Audiência Pública, quase nada foi feito para que o processo avançasse.

“É preciso agilidade do Poder Executivo de Juara e aproveitar que a AL está cedendo estes servidores e ter ações concretas. Nós também precisamos arrumar Juara e prepará-la para o futuro. A Prefeitura Municipal pode, da mesma forma que a AL, disponibilizar servidores e até uma sala especificamente para receber os proprietários e os documentos de seu imóvel. É isto que todos esperamos da Administração Municipal e rapidamente” cobrou o vereador.