Após dois anos fechado para visitação, o Museu Histórico de Mato Grosso, localizado no Centro de Cuiabá, deve passar por reforma, nos próximos dois meses. Com investimento do valor de R$ 180, a expectativa do governo é que a obra seja entregue em novembro e o local seja reaberto ao público.
De acordo com o superintendente de Patrimônio Histórico da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), Vicente Paulo, a obra inclui melhoria do telhado, tratamento do amadeiramento do prédio, substituição total da parte elétrica, manutenção das calhas, otimização dos banheiros e pintura.
O museu reúne um acervo fotográfico, móveis e objetos, que contam a história do estado, desde a chegada dos Bandeirantes ao regime militar.
Ainda está previsto para este mês, o lançamento do edital de licitação para contratação de uma empresa que fará assessoria museológica, higienização, acondicionamento e catalogação dos acervos do museu e da pinacoteca, catalogando e acondicionando todas as obras pertencentes estado.
O valor de contrato previsto para o edital é de R$ 70 mil.
A antiga edificação, de estilo neoclássico, localizada ao lado do Palácio da Instrução, na Praça da República, Centro Histórico de Cuiabá, foi inaugurada em 1898, no governo do coronel Antônio Cesário de Figueiredo. A construção do prédio, no entanto, teve início em 1896, no governo de Antônio Corrêa da Costa, o então presidente do Estado de Mato Grosso.
Tombado em 1983, o prédio, que funcionou como Tesouraria Provincial, também já abrigou a Biblioteca Pública Estadual (1912-1914), a Secretaria de Educação e Cultura, a Escola Barão de Melgaço (1970-1982) e a Secretaria de Estado de Turismo (1983-2003).
Em 2004, passou a abrigar o Museu Histórico de Mato Grosso, que está fechado desde 2017.