Um adolescente de 13 anos foi detido em Rondonópolis, a 218 km de Cuiabá, suspeito de cometer mais de 20 roubos a estabelecimentos comerciais. Segundo a Polícia Civil, ele agia em parceria com um comparsa, Alisson Júnior Ruiz Lopes, de 18 anos.
A dupla é suspeita de assaltar sorveterias, mercados e lanchonetes. Imagens do circuito de segurança dos estabelecimentos mostram que os dois costumavam chegar em uma moto, o adolescente descia e, com uma arma de brinquedo, rendia os funcionários.
Do lado de fora, o comparsa aguardava com a motocicleta ligada e posicionada de forma que pudesse fugir rapidamente. Alguns dos estabelecimentos foram assaltados por, pelo menos, três vezes, pelo dois suspeitos.
A detenção do adolescente e de Alisson ocorreu na sexta-feira (30), após investigações da Polícia Civil. Com eles também foi apreendida a motocicleta e a arma de brinquedo usadas para cometer os crimes.
Desde a apreensão havia um impasse, pois a informação repassada à Polícia Civil é que não havia vaga disponível no socioeducativo para abrigar o adolescente.
No domingo (1º) a juíza Aline Luciane Ribeiro Viana Quinto Bissoni determinou que o menor fosse internado no socioeducativo por, pelo menos, 45 dias.
O impasse foi resolvido na tarde de terça-feira (3), quando a Secretaria Estadual de Segurança Público informou que havia vaga para o adolescente em Rondonópolis.
Dessa forma, ele foi encaminhado para o socioeducativo. Alisson foi encaminhado para uma unidade do sistema prisional, também em Rondonópolis.