Vinte bois foram achados desnutridos e 10 mortos em uma fazenda em Juara, a 690 km de Cuiabá. Segundo o Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea), a situação ocorreu na terça-feira (1º) e o produtor foi autuado por maus-tratos aos animais.
Segundo o médico veterinário do instituto, Francisco Valtênio Sales, policiais militares faziam rondas e viram alguns animais caídos em uma estrada perto da fazenda.
O dono dos animais alegou ao Indea que, por conta da seca, não achava mais pastos disponíveis para o gado se alimentar.
Peões eram responsáveis por tocar a boiada de uma propriedade para outra, onde havia pastagem para os bois se alimentarem.
“O produtor não deu alimentação suficiente e a situação agravou-se pelo período da seca. Ele transportava o gado, a pé, de uma fazenda para outra e alguns animais morreram no trajeto. Outros estavam fracos e não conseguiram prosseguir”, explicou o veterinário ao G1.
Não seria a primeira vez que o produtor teria sido alvo de denúncias do tipo. A propriedade dele já tinha sido vistoriada e ele foi alertado para dar o tratamento e a alimentação corretos aos animais.
“Esse ano a seca foi muito atípica. Vimos diversas situações de produtores com dificuldades, mas em uma situação crítica como essa, foi a única. Ele foi advertido e terá que cuidar dos animais”, completou.
O Ministério Público Estadual (MPE) foi comunicado sobre o caso. O produtor ainda terá que ir até o Indea para dar esclarecimentos ao órgão.