Seja bem-vindo ao portal: Amplitude News

NOTÍCIAS

Castanheira sedia Encontro Nosso Leite

Data: Quinta-feira, 03/10/2019 14:44
Fonte: Top News

Cerca de 220 produtores rurais que trabalham com pecuária leiteira na região Noroeste de Mato Groso participam do Encontro Nosso Leite, no próximo sábado, 05/10, das 08 às 15 horas, no Laticínio Casterleite, em Castanheira (776 km de Cuiabá).

O programa Nosso Leite na região Noroeste atende 40 produtores dos municípios de Juína, Juara e Castanheira. Segundo o gerente da Agência Sebrae em Juína, Josemar Farias de Albuquerque, a meta é dobrar o número de participantes no próximo ano, envolvendo outros municípios, como Cotriguaçu.

Além da apresentação dos resultados alcançados com o Projeto Nosso Leite em 2019, a ser feita por Adilson Luis Gastadello Junior, a programação terá ainda palestras sobre melhoramento genético com Guilherme Marques, e clínicas tecnológicas sobre manejo de pastagens e índices zootécnicos.

Finalizando o evento, uma palestra motivacional com o produtor Nivaldo Michetti, que vai contar um pouco da sua vasta experiência e como a produção de leite mudou sua vida e de sua família.

Produtor de leite em Paranaíta (a 839 km ao norte de Cuiabá), Michetti é considerado embaixador da pecuária leiteira e encantador de pessoas, pois tem o dom de levar ânimo aos produtores rurais e técnicos.

Os 11 municípios da regional Noroeste tem uma população de 182.151 habitantes, dos quais 59.539 residem na área rural, sendo que 2.200 são produtores de leite.

Segundo o gestor do Sebrae em Juína, Josemar Albuquerque, a intenção do Programa Nosso Leite é alavancar a atividade e colocar a região numa posição de destaque estadual, considerando o potencial leiteiro existente. “O papel do Sebrae é ajudar o pequeno produtor rural a melhorar a produtividade e a rentabilidade, especialmente porque estamos na Região Amazônica e os desafios de logística são muitos”,

O evento conta com apoio do Laticínio Casterleite, Sicredi Univales e Alta Tecnologia.

Torneio leiteiro e Energia Verde

Também no sábado, 05, a Prefeitura de Juína promove um Torneio Leiteiro em Juína, na Gleba Iracema. O analista técnico do Sebrae, Aureliano Pinheiro, vai fazer uma palestra sobre o Programa Nosso Leite, enfatizando o aspecto empresarial. “A atividade leiteira é um negócio e o leite um produto, sendo assim, o produtor rural precisa estar ciente e consciente da necessidade de fazer planejamento, anotações técnicas, controle, como toda e qualquer empresa”, enfatiza.

No dia 10/10, será apresentado o Programa Energia Verde, uma parceria entre Sebrae e Sicredi para estimular a produção de energia solar por meio de difusão de conhecimento, assistência técnica e linhas de crédito especiais.

O evento será na sede do Sicredi Univales, em Juína, a partir das 19 horas.