Com o objetivo de apurar denúncias de corrupção, desvios de recursos e danos o patrimônio público, praticadas por agentes públicos, o governado Mauro Mendes (DEM) criou a Delegacia Especializada de Combate à Corrupção (Deccor). O decreto foi publicado no Diário Oficial dessa sexta-feira (18).
De acordo com o decreto, a nova unidade vai atuar na apuração de denúncias contra agentes que, de forma isolada ou em organização criminosa, pratiquem “lavagem” ou ocultação de bens, direitos e valores contra a administração pública.
A delegacia deve apurar as ocorrências de fraudes e atos de corrupção praticadas no âmbito da administração pública.
O diretor de Atividades Especiais, delegado Fernando Vasco Spinelli Pigozzi, explicou que a nova Delegacia ocupará, por enquanto, o mesmo prédio da Delegacia Fazendária, e que no futuro passará para outro local. Ainda segundo ele, a próxima etapa será a criação e a estruturação das equipes que vão atuar na Deccor.
De acordo com o coordenador-geral do Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Internacional do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Duílio Cardoso, a criação de delegacias nos estados fortalece o trabalho policial investigativo no combate à corrupção.