O Presidente dos Estados Unidos da América, Donald Trump, criticou hoje a forma como o governador da Califórnia tem gerido a floresta, voltando a ameaçar acabar com as ajudas financeiras federais para combater os incêndios.
"O governador da Califórnia, Gavin Newson, fez um trabalho terrível na gestão da floresta. Disse-lhe, desde o primeiro dia em que nos conhecemos, que devia limpar a floresta, independentemente do que os seus chefes, os ambientalistas, lhe pedem. Também deve usar o 'contra fogo'", referiu Donald Trump, na rede social Twitter.
Todos os anos, acrescentou, "é a mesma coisa", a Califórnia é devastada pelos fogos e o governador pede dinheiro ao Governo federal.
"Acabou", escreveu o Presidente norte-americano, repetindo a ameaça, nunca concretizada, que já tinha feito no ano passado de acabar com os apoios federais à Califórnia devido aos fogos florestais.
Na mesma mensagem, Donald Trump deixou elogios aos bombeiros.
Nas duas últimas semanas, vários incêndios atingiram o sul e o norte do estado da Califórnia.
Segundo noticia hoje o Los Angeles Times, o maior incêndio ativo neste momento, no norte de São Francisco, já destruiu mais de 31 mil hectares.