Seja bem-vindo ao portal: Amplitude News

NOTÍCIAS

Ator de 'The Good Doctor' diz que nova temporada terá 1º amor do médico autista: 'Emocionante'

Freddie Highmore fala ao G1 sobre seu personagem Shaun Murphy: 'Ele não tem medo de expressar sua opinião'. Terceira temporada estreia no começo de 2020 no Globoplay.

Data: Segunda-feira, 04/11/2019 11:34
Fonte: G1

Hoje, quem olha para o rosto de Freddie Highmore lembra na hora do doutor Shaun Murphy de "The Good Doctor", mas o ator inglês de 27 anos não começou a carreira agora.

A lista de papéis tem a série "Bates Motel" e filmes que fez quando era mais novinho, como "A Fantástica Fábrica de Chocolate" e "Em Busca da Terra do Nunca".

No início, o sucesso foi nos Estados Unidos, mas a conexão com o jovem médico se espalhou pelo mundo. Shaun tem autismo e síndrome de savant, mas revoluciona a equipe do hospital com sua inteligência e sagacidade para resolver casos e com uma real preocupação com os pacientes.

"Acho que todos nós seríamos pessoas melhores se ouvíssemos um pouco mais pessoas como Shaun", diz o ator britânico em entrevistas para jornalistas latino-americanos, por telefone, da qual o G1 participou.

"Não estou dizendo que ele está sempre certo. Shaun faz perguntas de uma forma muito genuína e sem julgamentos. Ele não tem medo de expressar sua opinião e tenta verdadeiramente entender as pessoas."

A terceira temporada chega à Globoplay no começo de 2020. Mas para quem quiser acompanhar a história do começo, a Globo também exibe episódios na faixa de séries, depois do "Conversa com Bial".

Debates sobre autismo

 

Nas temporadas anteriores, Shaun sofre com a rejeição de colegas de trabalho que, inicialmente, torcem o nariz para suas sugestões e sua dificuldade de se expressar.

Highmore acredita que os desafios no hospital vão continuar na temporada seguinte, mesmo com o personagem tendo mais responsabilidade.

"Acho que sempre haverá pessoas que vão duvidar de Shaun, que o questionam. Mesmo que ele mude, cresça e aprenda, ele sempre terá autismo e esse fato significa que as pessoas sempre encontrarão um motivo para discriminar ele, se quiserem."

 

"Ele vê o mundo de forma diferente e é diferente dos outros médicos. É isso que faz dele um cirurgião brilhante, parte importante do time e alguém que a gente ama".

 

O ator enxerga o poder de transformação que o personagem pode ter tanto em cena quanto na sociedade. "Acredito que o Shaun mudará o hospital", defende. "As pessoas estão aprendendo com Shaun e sua maneira única de ver o mundo pode ser útil para todos".

O sucesso da série também permite que a discussão sobre o autismo, que não é muito popular em programas de TV, seja algo mais corriqueiro.

"Estamos contando uma história individual, mas espero que isso possa aumentar a conscientização e possa desencadear novos debates sobre o autismo."

Mas, novamente, pondera: "A série pode ser o ponto de partida para iniciar a conversa, mas Shaun é um personagem e nunca será capaz de representar todas as pessoas que estão nessa situação".

 

Romance na 3ª temporada

 

Na conversa, o ator entrega que, nos novos capítulos, o romance estará em foco. "Ele encontrará o amor? E mais, o que isso significa para ele?", Highmore define estas como as questões centrais da nova temporada.

"Essas pequenas experiências são incrivelmente universais, mas às vezes ficam escondidas em outras séries. Acho que vai ser emocionante para o público assistir momentos assim", explica.

Shaun, que já tem dificuldade de se relacionar com as pessoas no hospital, enfrenta a mesma situação com os assuntos do coração.

O desenrolar dos fatos vai ser "passo a passo", sem pressa segundo o ator. "Vemos Shaun aprendendo pouco a pouco a explorar o que é o amor e o que um namoro pode ser", finaliza.

Além da experiência pessoal, a história de uma mulher que acabou de casar é o caso principal do primeiro capítulo da terceira temporada.