A casa de uma família com trigêmeos, de 2 anos, foi destruída pelo fogo após um incêndio ocasionado por uma descarga de energia na Avenida Filinto Muller, em Várzea Grande, região metropolitana de Cuiabá, nesse domingo (17).
A Energisa informou que no domingo houve um desligamento programado na rede solicitado pela Prefeitura de Várzea Grande, devido a uma obra para duplicação da Avenida Filinto Muller na região. A prefeitura teria realizado a substituição de um transformador com voltagem de 127/220Volts por um de 220/380Volts.
"Ao ser acionada nesta segunda-feira, equipes da Energisa identificaram que o transformador substituído possui uma voltagem diferente do anterior e do que a rede e os equipamentos no local suportam. A empresa fará uma analise para identificar se houve falha no procedimento executado pela empresa particular", diz trecho da nota.
Segundo a Energisa, a solicitação da troca de um novo transformador com a carga adequada, já foi feita e a substituição deve acontecer nesta segunda-feira (18).
O G1 entrou em contato com a Prefeitura de Várzea Grande, mas até a publicação desta reportagem não obteve resposta.
O morador Gerson Fábio Assunção contou ao G1 que estava em um sítio da família e foi avisado sobre o incêndio quando voltava para a casa com a mulher e os filhos.
“Fomos comunicados que ficaríamos sem energia, pois estão trocando alguns postes aqui na região, então fui para o sítio com a família. Estava a caminho de casa quando um vizinho ligou avisando”, explicou.
Ao chegar em casa, segundo Gerson, o quarto dele e o das crianças já haviam sido destruídos pelo fogo.
“Fiquei desesperado. Perdemos todas as coisas do quarto, entre elas, roupas, móveis, documentos, material escolar das crianças, brinquedos”, contou.
O Corpo de Bombeiros foi ao local e conseguiu controlar as chamas. A suspeita é de que o religamento de um poste na avenida teria ocasionado uma descarga de energia.
Segundo Gerson, alguns vizinhos dele também perderam móveis. “Os bombeiros disseram que, provavelmente, foi uma descarga que atingiu o ar-condicionado e causou curto circuito. O pessoal da Energisa tinha acabado de religar o poste quando tudo aconteceu”, disse.
Uma perícia deve ser realizada no local ainda nesta segunda-feira (18) para tentar identificar as causas do incêndio.