Seja bem-vindo ao portal: Amplitude News

NOTÍCIAS

Museu conta a história do Corpo de Bombeiros em MT

Instituição foi desmembrada da Polícia Militar em 1994. Primeira viatura foi doada pelo estado de São Paulo.

Data: Domingo, 01/12/2019 11:26
Fonte: G1 MT

Cerca de 1.500 pessoas trabalham em resgates, combates a incêndios em prédios, residências e na mata. Este ano, o trabalho foi ainda maior com parte do território que pertence à Amazônia Legal em chamas, além das ocorrências de afogamento em um dos períodos mais quentes dos últimos anos. Assim é o corpo de bombeiros de Mato Grosso.

O coronel da Reserva, Marcos Antônio dos Santos, foi o primeiro comandante da corporação, depois da emancipação. Ele assumiu o comando, logo depois que os bombeiros deixaram de pertencer à Polícia Militar e passou a ter o próprio comando.

Atualmente, 22 cidades tem unidades do Corpo de Bombeiros para atender todas as regiões do estado.

A primeira viatura do corpo de bombeiros. foi doada pelo governo de São Paulo, em 1994. O veículo veio da Alemanha. Por problemas mecânicos, ela ficou muito tempo encostada, mas foi restaurada e hoje, é uma relíquia da instituição.

Um museu em Cuiabá, guarda essa e outras peças que contam a história do Corpo de Bombeiros. Uma história que começou em 1964, com o projeto do coronel da Polícia Militar Joaquim Correia.

 

Há foto de Dom Pedro que é o patrono da Corporação. Há também fotos dos 45 que começaram o trabalho do Corpo de Bombeiros em Mato Grosso. O quartel era onde hoje funciona o Ganha Tempo, no Centro de Cuiabá.

O museu, montado em 2009 tem o objetivo de recontar a histórias dos militares que continuam salvando vidas.