Seja bem-vindo ao portal: Amplitude News

NOTÍCIAS

Bombeiros acham colete salva-vidas de turista que sumiu após ser levado por cabeça d'água na Chapada dos Veadeiros

Equipamento foi localizado a cerca de 2 km de onde Jacob Pilar Santana desapareceu. Namorada dele também caiu na água, mas foi salva. Corporação reforça buscas com mais homens e helicóptero.

Data: Quarta-feira, 04/12/2019 13:50
Fonte: G1

O Corpo de Bombeiros localizou o colete salva-vidas do turista Jacob Pilar Santana, de 31 anos, que desapareceu após ser levado por uma cabeça d'água na Chapada dos Veadeiros, em Alto Paraíso de Goiás, no Entorno do Distrito Federal. Mais de 25 pessoas, entre bombeiros e voluntários, realizam buscas pelo homem, que sumiu no último domingo (1º). A namorada dele foi resgatada.

De acordo com o tenente Paulo Santos, o colete foi encontrado às margens do rio, a cerca de 2 km do local onde ele foi levado. A equipe que busca por ele foi reforçada e até uma aeronave está sendo usada (veja o vídeo acima).

"Nós temos 13 bombeiros de Goiás e agora mais sete do Distrito Federal, além do helicóptero deles, que está fazendo buscas aéreas", disse ao G1.

 

O turista sumiu no Vale da Lua, que é um local onde há formações rochosas e alguns poços usados para banho. Um vídeo mostra como ficou o local após a passagem da cabeça d'água (assista no vídeo acima).

Segundo os bombeiros, a namorada de Jacob, Jéssica Carmelo Zafalon, reconheceu o colete e confirmou que ele o usava antes do acidente. A corporação diz que o perímetro onde as buscas são realizadas é de 10 km pelo leito do rio a partir do ponto onde Jacob sumiu.

Jacob e a namorada moram em São Paulo e estavam a passeio na Chapada. Ela também caiu, mas conseguiu se segurar a uma pedra e ser resgatada.

 

“Foi rápido. A água veio e, em questão de segundos, veio aquela tromba com fluxo muito forte já e pegou a gente. [...] Rezo a Deus para que ele tenha conseguido flutuar, para que o encontrem nas buscas”, disse.

 

 
Bombeiros acham colete salva-vidas do turista que sumiu após ser levado por cabeça d'água na Chapada dos Veadeiros Goiás — Foto: Corpo de Bombeiros/DivulgaçãoBombeiros acham colete salva-vidas do turista que sumiu após ser levado por cabeça d'água na Chapada dos Veadeiros Goiás — Foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação

Bombeiros acham colete salva-vidas do turista que sumiu após ser levado por cabeça d'água na Chapada dos Veadeiros Goiás — Foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação

 

Cabeça d'água

 

Segundo a meteorologista Elizabete Alves Ferreira, chefe do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) em Goiás, o que aconteceu durante o passeio dos turistas é conhecido como cabeça d'água. O fenômeno também é conhecido, popularmente, como tromba d'água, apesar de serem situações diferentes.

"A tromba d'água, na meteorologia, é um tornado dentro da água, tanto doce como salgada. A cabeça d'água é quando a chuva aumenta muito o nível do rio, causando uma enxurrada que sai arrastando tudo. Popularmente, é a mesma coisa", disse.

 

Riscos

 

Em outubro, um grupo de turistas já havia ficado ilhado na região após uma forte chuva. Todos foram resgatados sem ferimentos.

Já na semana passada, outro turista morreu após se separar de familiares enquanto fazia uma trilha dentro do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. O corpo dele foi encontrado submerso.