Seja bem-vindo ao portal: Amplitude News

NOTÍCIAS

Juara recebe barco da Sema para reforçar fiscalização nos rios.

Unidade Desconcentrada está sendo construída.

Data: Quinta-feira, 05/12/2019 22:12
Fonte: Grupo Amplitude de Comunicação/Juara-Paulo Becker com Assessoria/Sema.

Trinta municípios de Mato Grosso receberam da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) barcos com motor para auxiliar as ações de patrulhamento nos rios de Mato Grosso em combate aos crimes ambientais. A entrega contemplou Juara onde também está sendo construída a Diretoria de Unidade Desconcentrada (DUDJUARA), com aporte financeiro do Fundo Amazônia/BNDES.

O barco irá auxiliar na fiscalização da pesca predatória e como os Rios, Arinos, do Sangue, dos Peixes e outros  estão próximos da cidade de Juara, será de grande utilidade, como a operação que aconteceu em conjunto com a FUNAI, SEMA e policiais militares da Patrulha Rural de Juara, na região indígena Rikbaktsa, onde foram apreendidos materiais de pesca predatória e armas.

A construção da sede da DUDJUARA vai proporcionar mais qualidade de trabalho aos servidores e melhor atendimento aos cidadãos, já que o município realiza tanto ações fiscalizatórias, quanto de licenciamento de empreendimentos de impacto local.

Em Juara, a sede da Diretoria de Unidade Desconcentrada (DUDJUARA) está sendo construída em um terreno cedido pela Prefeitura Municipal, com autorização da Câmara de Vereadores, na Rua Anita Garibaldi, Jardim Boa Vista, numa ação de parceria Estado/Município.

“A estratégia de Mato Grosso é fortalecer os municípios para que de forma descentralizada possamos aprimorar o combate ao desmatamento e aos incêndios florestais e, de forma eficiente, atender ao cidadão”, explica a secretária de Estado de Meio Ambiente, Mauren Lazzaretti.

A instrumentalização dos órgãos ambientais municipais para descentralização da gestão ambiental integra o Programa Mato Grosso Sustentável, elaborado pela Sema, que conta com o apoio financeiro do Fundo Amazônia/BNDES para prevenção e controle do desmatamento e das queimadas ilegais, por meio de ações de monitoramento, fiscalização, educação ambiental, fortalecimento da conservação da biodiversidade e incentivo ao uso sustentável dos recursos naturais dos biomas de Mato Grosso.  

Veja fotos cedidas pela Patrulha Rural: