A população de Novo Horizonte do Norte esteve reunida na noite de terça-feira, 17 de dezembro, para uma Audiência Pública, onde se debateu a instalação de um aterro sanitário naquele município.
A Audiência Pública foi convocada pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA) pois, há muitas controvérsias sobre a construção da obra, com gente contra e a favor, que vai atender os municípios da Região do Vale do Arinos, Juara, Porto dos Gaúchos, Tabaporã e Novo Horizonte do Norte e outros, futuramente.
O empreendimento inicial prevê recursos na ordem de 5 milhões de reais e a área já foi adquirida pelo empreendedor, cuja documentação já está bem adiantada junto a SEMA e com previsão de liberação, possivelmente ainda em janeiro de 2020. Caso isso ocorra, a construção se inicia de imediato e num prazo de 6 meses o aterro sanitário poderá entrar em funcionamento.
Há proprietários e algumas lideranças que não concordam com a instalação do aterro em Novo Horizonte do Norte; alegam que poderia ser construído em outro município, pois o mesmo irá comprometer o meio ambiente e desvalorizar as propriedades de agricultores familiares no entorno do aterro sanitário.
O jornalismo do Grupo Amplitude de Comunicação/Juara esteve na Audiência Pública e ouviu Jerônimo Campos, analista de meio ambiente da SEMA e Valdemir Tavares, empreendedor que se dispõe a construir o aterro sanitário.
Veja vídeo e fotos: