O ano de 2020 já começa com os ventos soprando para candidaturas e os políticos se movimentando para uma eleição ao Senado Federal, em Mato Grosso, com a cassação da senadora, Juíza Selma Arruda. Esta eleição não tem data definida, mas terá que ocorrer até abril.
A outra eleição é para prefeitos e vereadores de todos os municípios brasileiros e que vai ocorrer no mês de outubro. A engenharia política de Juara aliada ao caldeirão de promessas, se misturam e aos poucos começa o processo de ebulição.
Naturalmente, a população que sempre foi massa de manobra e sempre empresta os ouvidos para as promessas mirabolantes, mais uma vez vai se deleitar com o “eu faço isso, eu prometo isso para todos, eu termino isso, etc” e olha que as promessas já estão sendo despejadas.
Promessas como a finalização de algumas obras que estão encravadas na burocracia, nos projetos mal elaborados, na falta de recursos, como por exemplo, a Escola Técnica Estadual do Município de Juara, obra do Governo Federal em parceria com o Governo do Estado e que foi lançada oficialmente em 24 de setembro de 2010.
A primeira empresa da obra construiu apenas uma parte do muro e desapareceu. Mais tarde a obra foi relançada e a construção teria início em setembro de 2016 e com término para novembro de 2017. Obra orçada em R$ 10.479.959,70 (dez milhões, quatrocentos e setenta e nove mil, novecentos e cinquenta e nove reais e setenta centavos) já tem paredes levantadas, cobertura, parte do contrapiso.
As obras da escola já foram visitadas por governadores, secretários de estado, senadores, deputados federais e estaduais e continuam paralisadas. A sociedade que é a proprietária do empreendimento, fica sem resposta, apenas com as promessas dos políticos que passam por lá, “Ah... vamos intervir para que aconteça a sua finalização”! e nada.
A Escola Técnica Estadual do Município de Juara, se for concluída será aparelhada com: biblioteca, auditório para videoconferência, salas de aula, laboratórios, setor administrativo, área de vivência, refeitório, teatro de arena e quadra esportiva podendo atender cerca de 2.000 alunos em busca de capacitação para o mercado de trabalho.
Desde o seu lançamento, quase uma década se passou. E Juara ainda não tem a sua escola técnica. Este 2020 é um ano de eleição!